Patrocinadores

Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Elaboração de mapas estratégicos de ruídos de aeroportos civis

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Evento | Seminário Turma 04 - Elaboração de mapas estratégicos de ruídos de aeroportos civis - Principais aspectos técnicos e regulatórios
Datas | 12 e  13/07/17 - 4ª e 5 feira
Local | ANAC Rio de Janeiro
Endereço | Sala 1 / 3º andar - Torre Boa Vista - Av. Presidente Vargas, 850 - Centro
Realização | Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil - ANAC

Inscrições | A inscrição para a participação no evento deve ser efetuada diretamente no Portal da Capacitação da ANAC
Acesse aqui:  https://sistemas.anac.gov.br/capacitacao/
 
Prazos |  A data limite para a inscrição é até 28/07/17
Custo | Gratuito
Carga Horária | 16 horas
Quantitativo de Participantes | Mínimo: 05/ Máximo: 25  

Objetivo |
Fornecer fundamentos técnico-regulatórios associados aos processos de elaboração, análise e avaliação de mapas estratégicos de ruído de aeroportos civis.
 
Justificativa |
Para elaboração, análise e avaliação dos mapas estratégicos de ruído de aeroportos é necessário o conhecimento de diversos aspectos técnico-regulatórios, dentre eles: orientações práticas para o processo de definição do dia típico de operação (i.e., cenário), preparação dos dados de entrada a serem utilizados nos modelos acústicos, conhecimento detalhado dos métodos de cálculo existentes/utilizados pelos modelos acústicos de aeroportos, avaliação de incertezas de cálculo e suas consequências para os processos de análise e validação de resultados, entre outros. O presente evento pretende apresentar os parâmetros mais relevantes associados aos processos de elaboração e de validação de mapas estratégicos de ruído de aeroporto. Como um diferencial do presente curso, são apresentados os resultados obtidos em um estudo de caso realizado para o aeroporto Hercílio Luz (SBFL) localizado no município de Florianópolis-SC. O presente evento é um produto da parceria/cooperação técnica de trabalho entre a ANAC e o Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
Público Alvo | Misto:
1 - Servidores da ANAC, preferencialmente Especialistas em Regulação de Aviação Civil pertencentes à Superintendência de Infraestrutura Aeronáutica (SIA) e a Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR).
2 - Especialistas e consultores de acústica que exercem atividades de avaliação e previsão de ruído aeronáutico associadas a operações aéreas em aeródromos, particularmente a elaboração de mapas estratégicos de ruído de aeródromos.
 
Pré-Requisito |
Não há pré-requisitos. Entretanto, para uma boa participação no presente curso, é desejável ter alguma experiência prévia com trabalhos ambientais associados a aviação civil, particularmente aqueles da área de ruído aeronáutico.

Palestrante |
Carlos H. Gomes (ANAC/SAR) e Prof. Felipe Vergara (UFSC/LVA)

Veja também

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído o Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido para o problema grave do barulho aqui na capital

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

O dia da conscientização sobre os graves problemas da poluição sonora, este ano, trouxe uma veia bem humorada. A famosa escultura de Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, amanheceu com fones auriculares de proteção para lembrar que a sociedade civil busca soluções de combate às diversas formas de perturbação acústica sem abrir mão da leveza. O secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini, colocou a poluição sonora – que ele chamou de sexta modalidade da poluição, ao lado da poluição da água, ar, solo, visual e climática – na pauta da política pública do município. "Vamos treinar nossas equipes para trabalhar no combate a esse problema. E isso tem que estar na pauta do prefeito e das outras secretariasâ".

ProAcústica lança vídeo sobre ações da entidade com enfoque no combate à poluição sonora

ProAcústica lança vídeo sobre ações da entidade com enfoque no combate à poluição sonora

Com uma linguagem moderna e impactante a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, a ProAcústica, lança um vídeo que ultrapassa as barreiras institucionais e pode servir como fonte de inspiração para pessoas que buscam realizar atividades transformadoras na sociedade.

Notícias

Multas por barulho do programa Psiu despencam no início da gestão Doria

O prefeito João Dória (PSDB) mandou um recado enfático no começo de fevereiro, ao participar de uma blitz da lei do barulho, que lacrou um bar no Tatuapé (zona leste de São Paulo): "Isto a partir de agora serve de alerta para os donos de estabelecimentos. A lei do Psiu agora volta, e volta para valer".


A paz em meio ao barulho na vizinhança

Isolamento acústico nas paredes, janelas e chão são algumas das soluções para conviver com o caos contínuo


Agenda