Workshop apresentação dos resultados InterLab 2017

Evento | Workshop apresentação dos Resultados InterLab 2017
Realização | ProAcústica

Data |  11/10/17 – 4ª feira
Local | São Paulo/SP

Mais Informações | Acesse aqui

NOTA: Este workshop se destina exclusivamente as empresas participantes do InterLab 2017

Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica nas Edificações – Edição 2017 foi concluído

Os relatórios finais do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica nas Edificações Edição 2017, foram entregues aos laboratórios participantes em final de agosto, concluindo um processo de oito meses entre ensaios, análises e emissão dos relatórios.

O programa pioneiro organizado e coordenado pela ProAcústica é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permite conhecer o seu desempenho comparativamente aos dados obtidos pelos demais participantes. É um tipo de ensaio onde diferentes laboratórios medem a mesma amostra que permanece invariável. Desta forma, pode ser assumido que as divergências dos resultados entre os diferentes laboratórios são causadas por fatores internos do próprio laboratório, como metodologia de ensaio do laboratório, qualificação dos técnicos, instrumentação de medida ou processamento dos dados e cálculos.

Analisando os resultados dos relatórios finais, o laboratório participante pode conhecer a exatidão do método de ensaio, de maneira a se conhecer a incerteza que tem os resultados dos ensaios realizados por um determinado método e avaliar o desempenho do laboratório para a realização de medições acústicas.

Os ensaios foram realizados em um condomínio residencial disponibilizado pela empresa EZTEC Empreendimentos e Participações S.A, na cidade de São Paulo. Foram destinadas duas unidades como “amostras”, que ficaram inalteradas e à disposição por 6 meses, período em que processaram as medições necessárias para todos os laboratórios participantes desta edição.

Segundo Juan Frias Pierrard, consultor técnico da ProAcústica e responsável pelo programa, “para um laboratório, a participação em um ensaio interlaboratorial e de proficiência constitui a única metodologia confiável para verificar se estão realizando os ensaios de forma adequada e com resultados corretos, uma ferramenta imprescindível na garantia da qualidade dos trabalhos”. Frias comenta que, “no passado já encontrei casos de laboratórios que levavam anos com ensaios que davam resultados errados e que só descobriram no momento que participavam de um ensaio interlaboratorial”.
Na primeira edição do InterLab, em 2012, cinco laboratórios participaram. Na segunda edição, de 2014, o número subiu para sete e, na terceira, deste ano, já são 19 laboratórios, crescimento de 171% em relação à edição anterior. Hoje o InterLab conta com  empresas de sete estados. No total, são 16 empresas associadas e três não associadas.

Por força de mercado no atendimento da Norma de Desempenho, é crescente a demanda por ensaios e preferencialmente por laboratórios acreditados. Isto impacta não somente as empresas associadas ProAcústica como os laboratórios mas, também, a indústria fornecedora e o mercado das construtoras e incorporadoras.

A ProAcústica, como pioneira neste programa e tendo realizado três edições, deve avançar inicialmente, através do recém-criado Grupo de Trabalho de Qualidade, no processo de simplificação de acreditação. Dessa maneira criará uma “autorregulamentação” acordando critérios e parâmetros para os requisitos mínimos de qualidade.