LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável em Portugal

Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável
MEAECS 2020-2022 | 3ª Edição

Realização |
Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, Portugal
Coordenadores | Paulo Amado Mendes e Andreia Carvalho Pereira

Objetivos

O curso MEAECS propõe formação na área da engenharia civil, direcionada especificamente para os edifícios, mas de interesse para outros ramos da engenharia. Ênfase na transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos da acústica e da energia nos edifícios e entorno. Além da sua importância individual, estas duas temáticas  estão relacionadas com a reabilitação de edifícios e com a sustentabilidade da construção, temas de grande importância no contexto atual. O curso busca dotar os alunos de conhecimentos teóricos avançados nos tópicos identificados, que sejam úteis do ponto de vista da aplicação prática e que constituam uma mais-valia significativa em relação ao que tradicionalmente é lecionado em cursos de mestrado integrado. Pretende-se ainda transmitir aos técnicos que atuam na área dos edifícios conhecimentos avançados nos tópicos do comportamento acústico/vibracional e termo-energético dos edifícios.

Estrutura do curso
O curso encontra-se estruturado em três semestres letivos, cada um com 30 ECTS. O primeiro semestre será constituído por um tronco comum, com 4 unidades curriculares de 6 ECTS cada, e duas com 3 ECTS. No segundo semestre, o aluno escolherá um de dois ramos de especialização ("Acústica e Vibrações em Ambiente Urbano" ou "Energia e Ambiente Interior"), no qual terá que concluir 4 unidades curriculares, de 4.5 ECTS cada. Adicionalmente, desenvolverá o projeto de dissertação (com 12 ECTS neste semestre). O terceiro semestre é inteiramente dedicado à elaboração da dissertação (30 ECTS).

As aulas são presenciais, à 6ª feira e ao sábado, mas nesta edição, face à atual situação de pandemia e à dificuldade de prever os constrangimentos a que podemos estar sujeitos, está prevista, também, a transmissão online, em tempo real e com total partilha de voz e de imagem, para os estudantes que enfrentarem dificuldades que assim o exijam e que só possam estar em Coimbra nalguns períodos do ano.

Caso a situação de pandemia o permita, será da maior importância a participação presencial em dois momentos no ano (previsivelmente 4 semanas no mês de novembro de 2020 e 4 semanas durante o mês de abril de 2021), para a realização de visitas de estudo e trabalhos laboratoriais, mas também para uma experiência académica mais completa.

Folder Curso | Acesse aqui

Candidaturas
 | Acesse aqui

2ª fase | de 01/04/20 a 15/07/20
3ª fase | de 17/08/20 a 31/08/20

Início das aulas | 18/09/20
Duração | 3 semestres / 90 ECTS
Aulas | 6ª feiras e sábados. Presenciais e com transmissão online em decorrência de pandemia

Contato | meaecs@dec.uc.pt

Informações detalhadas pelo links |
https://www.uc.pt/fctuc/dec/ensino/mestrados/meaecs
https://apps.uc.pt/courses/PT/course/6182



 

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

O som, o silêncio e as religiões são manifestações indissociáveis. Em muitos rituais o ápice espiritual acontece por caminhos que percorrem o subconsciente, tendo o som ou o silêncio como veículos para o alcance do transe, do êxtase ou do júbilo. Tambores, flautas, cantos, do gregoriano ao gospel à música clássica, além da fala humana dos sermões e pregações, formam o cenário sonoro em templos religiosos. Assim a acústica nesses espaços ganha protagonismo no processo de materialização de sentimentos, emoções e experiências. Efeito que bate forte em corações e mentes.

ProAcústica anuncia os laboratórios de acústica qualificados para ensaios de campo em edificações

ProAcústica anuncia os laboratórios de acústica qualificados para ensaios de campo em edificações

Dezesseis laboratórios conquistaram o Selo QualiLab, instrumento que os diferencia entre aqueles que verificam e constatam o atendimento dos requisitos acústicos da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575

Notícias

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes


Pandemia trouxe novo olhar sobre a morada

Artigo faz uma análise sobre o futuro do mercado imobiliário a partir das novas tendências. O home office não deve mais ser o quarto improvisado para atender a necessidades pontuais do trabalho. Ergonomia, iluminação natural e acústica, são pontos a serem considerados, num local que tende a ser cada vez mais incorporado à nova rotina.


Agenda