Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico, a associação sugeriu levar em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho.

A entidade promotora de construções sustentáveis Green Building Council (GBC) está desenvolvendo, em estágio avançado, a certificação Casa, com critérios de racionalização de recursos para edificações residenciais. O comitê de Qualidade Ambiental do GBC solicitou a colaboração da ProAcústica para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico. Na avaliação da associação, em princípio, a proposta levaria em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho 15575, para não desclassificar o empreendimento. Seriam dados créditos de 2 pontos para atendimento ao nível intermediário e 3 pontos para atendimento ao nível superior de desempenho acústico, de um total de 110 pontos.

O referencial GBC Brasil Casa pretende abordar e avaliar diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais. O referencial Casa foi desenvolvido pelo comitê técnico do GBC Brasil formado por profissionais de empresas associadas, professores universitários e gestores públicos convidados. O referencial fornece as ferramentas e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais para que incorporem alto desempenho econômico, social e ambiental.

Entre os objetivos do referencial técnico do GBC – construir casas com melhor desempenho energético, consumos eficientes, maior conforto térmico e ambientes internos saudáveis – estava faltando o conforto acústico, agora contemplado com a contribuição da ProAcústica. Os propósitos das certificadoras de elevar o padrão técnico do mercado residencial, tanto de profissionais, quanto para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, incentivando a pesquisa, fazem parte das diretrizes estratégicas que norteiam as ações atuais e futuras da ProAcústica.

Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

Uma história que completa 40 anos

Uma história que completa 40 anos

Uma trajetória profissional de 63 anos junto à indústria, arquitetura e engenharia. Esse é o histórico de Schaia Akkerman, que estudou engenharia mecânica eletricista, em 1952 e, engenharia civil, em 1955, na Politécnica da USP.

ProAcustica celebra 2017 em grande noite

ProAcustica celebra 2017 em grande noite

O evento de confraternização da ProAcústica, realizado na segunda-feira (4/12), no espaço Praça São Lourenço, em São Paulo, abriu com um coquetel de boas-vindas aos cerca de 130 convidados. Entre os presentes estavam representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores.

Notícias

A indústria do silêncio

Momentos sem estímulos ou barulhos têm se tornado um negócio estratégico para diversas empresas e setores, de spas a restaurantes, de aeroportos a fabricantes de fones de ouvido. Entenda por que a busca por sossego e quietude está em alta


Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido, com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiência de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.


Agenda