Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico, a associação sugeriu levar em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho.

A entidade promotora de construções sustentáveis Green Building Council (GBC) está desenvolvendo, em estágio avançado, a certificação Casa, com critérios de racionalização de recursos para edificações residenciais. O comitê de Qualidade Ambiental do GBC solicitou a colaboração da ProAcústica para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico. Na avaliação da associação, em princípio, a proposta levaria em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho 15575, para não desclassificar o empreendimento. Seriam dados créditos de 2 pontos para atendimento ao nível intermediário e 3 pontos para atendimento ao nível superior de desempenho acústico, de um total de 110 pontos.

O referencial GBC Brasil Casa pretende abordar e avaliar diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais. O referencial Casa foi desenvolvido pelo comitê técnico do GBC Brasil formado por profissionais de empresas associadas, professores universitários e gestores públicos convidados. O referencial fornece as ferramentas e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais para que incorporem alto desempenho econômico, social e ambiental.

Entre os objetivos do referencial técnico do GBC – construir casas com melhor desempenho energético, consumos eficientes, maior conforto térmico e ambientes internos saudáveis – estava faltando o conforto acústico, agora contemplado com a contribuição da ProAcústica. Os propósitos das certificadoras de elevar o padrão técnico do mercado residencial, tanto de profissionais, quanto para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, incentivando a pesquisa, fazem parte das diretrizes estratégicas que norteiam as ações atuais e futuras da ProAcústica.

Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

Uma história que completa 40 anos

Uma história que completa 40 anos

Uma trajetória profissional de 63 anos junto à indústria, arquitetura e engenharia. Esse é o histórico de Schaia Akkerman, que estudou engenharia mecânica eletricista, em 1952 e, engenharia civil, em 1955, na Politécnica da USP.

ProAcústica anuncia posse de nova diretoria e conselho administrativo

ProAcústica anuncia posse de nova diretoria e conselho administrativo

Dar continuidade ao trabalho de ampliação e fortalecimento do setor de acústica no país é o principal desafio da gestão eleita pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) para o biênio 2018-2019. O empresário Edison Claro de Moraes foi reeleito pelas empresas associadas como presidente executivo da entidade e tomou posse no dia 31 de janeiro.

Notícias

CBIC inicia estudo técnico para subsidiar a revisão da Norma de Desempenho

Consultas a entidades e workshops resultarão em um documento propositivo a ser apresentado no 90º ENIC, em maio


A indústria do silêncio

Momentos sem estímulos ou barulhos têm se tornado um negócio estratégico para diversas empresas e setores, de spas a restaurantes, de aeroportos a fabricantes de fones de ouvido. Entenda por que a busca por sossego e quietude está em alta


Agenda