Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico, a associação sugeriu levar em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho.

A entidade promotora de construções sustentáveis Green Building Council (GBC) está desenvolvendo, em estágio avançado, a certificação Casa, com critérios de racionalização de recursos para edificações residenciais. O comitê de Qualidade Ambiental do GBC solicitou a colaboração da ProAcústica para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico. Na avaliação da associação, em princípio, a proposta levaria em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho 15575, para não desclassificar o empreendimento. Seriam dados créditos de 2 pontos para atendimento ao nível intermediário e 3 pontos para atendimento ao nível superior de desempenho acústico, de um total de 110 pontos.

O referencial GBC Brasil Casa pretende abordar e avaliar diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais. O referencial Casa foi desenvolvido pelo comitê técnico do GBC Brasil formado por profissionais de empresas associadas, professores universitários e gestores públicos convidados. O referencial fornece as ferramentas e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais para que incorporem alto desempenho econômico, social e ambiental.

Entre os objetivos do referencial técnico do GBC – construir casas com melhor desempenho energético, consumos eficientes, maior conforto térmico e ambientes internos saudáveis – estava faltando o conforto acústico, agora contemplado com a contribuição da ProAcústica. Os propósitos das certificadoras de elevar o padrão técnico do mercado residencial, tanto de profissionais, quanto para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, incentivando a pesquisa, fazem parte das diretrizes estratégicas que norteiam as ações atuais e futuras da ProAcústica.

Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa

Veja também

Barulho em São Paulo é comparado a um despertador colado ao ouvido

Barulho em São Paulo é comparado a um despertador colado ao ouvido

Esse barulho infernal produzido por ônibus, motos e carros agora está sendo acompanhado por especialistas.

Espaço físico do trabalho precisa unir conforto com a profilaxia da ansiedade e da depressão

Espaço físico do trabalho precisa unir conforto com a profilaxia da ansiedade e da depressão

De acordo com a arquiteta, especialista em projetos para ambientes de trabalho, Priscilla Bencke, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde coloca o Brasil como o país com mais casos de depressão e ansiedade da América Latina.

Congresso latino-americano discute o sistema steel frame na América Latina

Congresso latino-americano discute o sistema steel frame na América Latina

Abordagens técnicas e gerenciais apresentaram os avanços, soluções e desafios do light steel frame em edificações latino-americana.

Notícias

Sonho de consumo: silêncio em casa

Mudanças no mercado da construção e novos materiais acústicos tornam mais viável, (re)conquistar o que um dia já foi tão simples.


Barulho: falta de respeito e ameaça à saúde

Parece que viver em sociedade no século 21 é o mesmo que ser constantemente bombardeado pelo barulho. Como se não bastasse ser a cidade ruidosa por si só, em razão da aglomeração de pessoas e do trânsito crescente, a poluição sonora acaba sendo potencializada por comportamentos inapropriados que as pessoas adotam no dia a dia.


Agenda