Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

SOBRAC 2017O tema deste ano foi “o som no espaço urbano” e a feira de produtos teve um número recorde de empresas da construção civil, da indústria de materiais e de equipamentos de acústica.

A Sobrac - Sociedade Brasileira de Acústica realizou entre os dias 28 e 31 de maio passado, em Brasília, a edição número 27 do encontro anual.  O tema deste ano foi “o som no espaço urbano”. O evento, em conjunto com a Universidade de Brasília, por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e a Faculdade UnB do Gama FGA Engenharias, aproximou a comunidade científica e acadêmica dos patrocinadores. Segundo os organizadores, o número de empresas participantes dobrou em comparação com a última edição do encontro.

As discussões em torno do tema, assunto de grande relevância na atualidade, trouxe de volta as questões relativas à saúde das populações afetadas pelo desconforto sonoro e pelo incômodo das vibrações. “A grande presença de participantes de Brasília, Salvador, Goiânia e Belém, para citar alguns, demonstra o sucesso do esforço que foi feito pela sociedade para regionalizar o conhecimento acadêmico, técnico e profissional dos acústicos”, salientou a presidente da Sobrac, Stelamaris Rolla Bertoli.

SOBRAC 2017

Para a arquiteta de Brasília, Cândida Maciel, uma das coordenadoras do evento, o fato de o número de mini-cursos subir de 88 no ano passado para 160 na edição de 2017, revela o interesse da comunidade pela atualização de tópicos como a revisão e elaboração de normas de desempenho, como a NBR 10151 (sobre ruído comunitário) e a NBR 10152 (sobre ruído interno), bem como as discussões sobre legislação de controle da poluição sonora e o mapeamento de ruído.

No total, compareceram 250 pessoas ao evento, sem contar o público de mais de 100 que visitou a feira sem participar do encontro. “O link entre a construção civil, a indústria de materiais e equipamentos com a acústica se consolidou a ponto de algumas empresas apresentarem trabalhos científicos”, comemora Cândida Maciel. “Essa preocupação de mesclar diferentes setores com a pesquisa e a qualificação profissional foi o grande ganho desse encontro”, conclui Maciel.

SOBRAC 2017

Stelamaris Bertoli lembrou que a Sobrac nasceu em Florianópolis e, em outubro do ano que vem, o encontro será na região sul, em Porto Alegre. Os organizadores esperam que o próximo evento aproxime ainda mais os fabricantes, desenvolvedores de materiais e o setor acústico pela proximidade com dois grandes centros de pesquisa do Rio Grande do Sul. Para o Sobrac 2018 estão previstas visitas técnicas aos laboratórios ITT Performance da Unisinos, conhecido pela qualidade dos ensaios de desempenho de impactos sobre lajes, e do centro tecnológico da engenharia acústica da Universidade de Santa Maria.

A ProAcústica foi apoiadora institucional e de divulgação do encontro além da participação do presidente Edison Moraes na mesa redonda do dia 29/05/17 de tema "Mercado da engenharia acústica" quando teve a oportunidade de apresentar o resultado de pesquisa inédita sobre o “Mercado de Acústica no Brasil: Cenário & Perspectivas”, realizado em 2015 e tendo como base o ano de 2014, num projeto conjunto da ProAcústica com a Criactive.

A ProAcústica contribuiu também  com conteúdo técnico de alta relevância aos participantes do Congresso disponibilizando as edições impressas dos Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho, Manual ProAcústica de Recomendações Básicas para Contrapisos Flutuantes e Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais.

Sobre o encontro acesse aqui: http://sobrac2017.com.br/

SOBRAC 2017

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

A acústica no topo

A acústica no topo

Em 1997, o arquiteto Nelson Dupré foi convidado pela Secretaria de Estado da Cultura a participar da concorrência para requalificar a estação ferroviária Júlio Prestes que seria adequada para o uso da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Três anos depois, a Sala São Paulo receberia o prêmio de honra do Instituto de Tecnologia Teatral dos Estados Unidos e o nome do consultor de acústica da obra, José Augusto Nepomuceno, ganharia repercussão internacional. Nesta entrevista, Nepomuceno, designado coordenador do grupo de trabalho Salas Especiais da ProAcústica, comenta o estado da arte de projetos acústicos no Brasil e lá fora.

A aplicação da Norma de Desempenho faz crescer a demanda por serviços de ensaios acústicos de campo

A aplicação da Norma de Desempenho faz crescer a demanda por serviços de ensaios acústicos de campo

Após ensaios, análises e elaboração dos relatórios finais, os laboratórios participantes conheceram os resultados do InterLab 2017, que cresceu 171% em participação.

Notícias

Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido, com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiência de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.


Desempenho acústico é destaque do vencedor

Tajarb é a primeira empresa a cumprir totalmente os 281 critérios e 232 regras da norma que implementa padrões de qualidade e conforto


Agenda