LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Andar na Paulista é como caminhar abraçado a um aspirador de pó ligado

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Título | Andar na Paulista é como caminhar abraçado a um aspirador de pó ligado
Fonte | Metro Jornal 26/04/18
Autoria | Metro Jornal
Conteúdo impresso | Acesse aqui
Conteúdo Online | Acesse aqui

Caminhar pela avenida Paulista numa tarde de dia útil é quase como andar por aí abraçado a um aspirador ligado. Em alguns momentos, esperar por um ônibus na mesma avenida equivale a estar sentado numa retroescavadeira em atividade.

aminhar pela avenida Paulista numa tarde de dia útil é quase como andar por aí abraçado a um aspirador ligado. Em alguns momentos, esperar por um ônibus na mesma avenida equivale a estar sentado numa retroescavadeira em atividade.

Os dados são de projeto piloto feito pela ProAcústica (Associação Brasileira para Qualidade Acústica), que pressiona a Prefeitura de São Paulo pela execução de um Mapa de Ruído Urbano, conforme instituído por lei sancionada em 2016 pelo então prefeito Fernando Haddad (PT).

Nesta quarta-feira, Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, a ProAcústica lançou uma versão reduzida do que deve ser o mapa, abrangendo a área entre as avenidas Paulista, Brasil, 9 de Julho e 23 de Maio. “A cidade está doente e o mapa é uma radiografia, uma fotografia sonora”, explica o engenheiro Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas da entidade.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o nível recomendado para a audição humana é de até 50 decibéis. A média da Paulista. por exemplo, fica em torno de 70 –o equivalente ao barulho de um aspirador de pó.

“Aqui é muito diferente de Angra dos Reis (RJ), onde eu moro; tem muito barulho. É gritar para poder se fazer ouvir. Na casa do meu irmão, na Vila Mariana, é mais tranquilo, mas ainda acho barulhento”, disse o fotógrafo Mateus Hal, 25 anos, ontem na avenida Paulista.

No mapa, o Ibirapuera é a área com menor ruído. Veja no mapa:

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

A OMS e as comunidades de projetistas acústicos alertam para os distúrbios diretos e indiretos causados pelo desconforto sonoro. Além das fontes tradicionais, novos aparelhos e equipamentos geradores de ruído como as turbinas eólicas, os drones e o lixo sônico ocupam o espaço terrestre e aéreo.

Arena de conteúdo será novidade na

Arena de conteúdo será novidade na "Ilha ProAcústica" da Feicon Batimat 2019

A qualidade acústica dos ambientes construídos tem se tornado uma prioridade do mercado da construção na concepção de moradias, ambientes de estudo, trabalho, transporte ou lazer. A indústria desse segmento foi uma das que mais evoluiu nos últimos anos e apresentará o que há de mais avançado na Ilha ProAcústica. Confira!

Notícias

Princípios básicos de Acústica: Por que os arquitetos não deveriam deixar tudo para os consultores

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas densas. Restaurantes, lojas, hotéis ou escritórios desconfortavelmente barulhentos são suficientes para manter os clientes afastados. Ao planejar uma reunião ou mesmo sair à noite com amigos, estamos conscientes de selecionar um local onde possamos nos concentrar e ouvir um ao outro. Quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir.


Audição de mais de 1 bilhão de jovens está ameaçada, alerta OMS

Entidades apresentam novos padrões para que empresas possam controlar volume de som em celulares e aparelhos


Agenda