LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Aplicativo mapeia lugares silenciosos nas cidades

18/08/2019 - 18:49

Título | Aplicativo mapeia lugares silenciosos nas cidades
Fonte | Blog Folha Uol de 14/08/19
Autoria | Rafael Balago
Conteúdo online | Acesse aqui

Cidade grande costuma ser sinônimo de barulho, especialmente pelo trânsito. Quem mora perto de grandes avenidas costuma conviver com ruídos altos até de madrugada. Às 4h da manhã, o ruído dentro de casa já sobe a 60 decíbeis, conforme os ônibus voltam a rodar.




Para ajudar as pessoas a encontrar redutos para fugir do barulho, o aplicativo Hush City busca criar um mapa de lugares silenciosos nas grandes cidades.

A ferramenta é colaborativa: os usuários baixam o app e podem ir marcando os pontos silenciosos. Também é possível registrar lugares de muito barulho, para serem evitados.

Para avaliar com precisão o silêncio ou o tamanho do incômodo vale baixar também um aplicativo medidor de ruído. Há várias opções gratuitas nas lojas de download.

O som ambiente de um escritório fica em torno de 60 db, por exemplo. Uma buzina de carro chega a 120 db. O nível recomendável para dormir é que o ambiente tenha ruído abaixo de 30 db.

O mapa com os registros pode ser acessado aqui (https://map.opensourcesoundscapes.org/view-area)


Barulho no parque da Cantareira foi indicado como “desagradável” (Reprodução)

Há apontamentos feitos em algumas cidades brasileiras, como São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e Curitiba. Na capital paulista, um trecho do parque da Cantareira foi marcado como barulhento. Já o parque Trianon, na avenida Paulista, como “Natural”.

O aplicativo foi criado por Antonella Radicchi, arquiteta italiana que vive em Berlim e realiza projetos para melhorar a chamada paisagem sonora das cidades desde 2017.

Embora haja poucos registros por aqui, o site serve como convite para um debate maior sobre o barulho. Como ele está sempre ali, passa a ser pouco notado, embora tenha efeitos no sono e na irritabilidade.

O barulho nas cidades aumenta conforme cresce o uso de serviços de entrega gerado pela expansão de aplicativos de delivery e das compras online.

Por outro lado, se os veículos elétricos ganharem espaço pra valer nos próximos anos, haverá alívio, pois seus motores são silenciosos. Sem combustão interna, não haverá mais a onda de barulho que surge cada vez que um semáforo abre.

 

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

Por conforto acústico, escritórios exigem flexibilidade na arquitetura dos ambientes

Por conforto acústico, escritórios exigem flexibilidade na arquitetura dos ambientes

A organização de planta livre - open plan (escritórios coletivos e panorâmicos) - que dominou a arquitetura e o layout coorporativo no final da década de 50 e início dos 60 começa a ser substituído por espaços mais flexíveis e divididos por zonas ou células. Muitas vezes até por salas fechadas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde e Segurança do Trabalho, na França, mostrou que trabalhar o dia todo exposto a conversas paralelas e inteligíveis pode gerar cansaço, stress e efeitos nefastos nos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas que participaram da celebração de fim de ano da ProAcústica. Entre os convidados, Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da Comat/CBIC, fez questão de frisar que o Manual ProAcústica de Acústica Básica é de suma importância, ressaltando: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do manual, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.

Notícias

Aumento de barulho urbano leva cidades a procurarem soluções para mapear ruídos

Uma em cada três pessoas na Europa é exposta aos altos volumes durante o dia, e 20% não conseguem dormir bem pelo excesso de ruído


Norma de Desempenho completa seis anos: saiba o que mudou na ABNT NBR 15575

Atualmente em revisão, texto estabelece requisitos mínimos de desempenho para habitações


Agenda