Entra em consulta pública norma técnica que trata de esquadrias externas

Título | Entra em consulta pública norma técnica que trata de esquadrias externas
Fonte | Portal Piniweb – Construnormas CB-02
Autor | Luísa Cortés, do Portal PINIweb
Conteúdo online | Acesse aqui

NBR 10821 determina terminologia, requisitos e classificação, métodos de ensaio, requisitos adicionais de desempenho e instalação e manutenção do material

Está disponível para consulta pública as partes 1, 2, 3 e 5 da NBR 10821, que trata de esquadrias externas – terminologia; requisitos e classificação; métodos de ensaio; requisitos adicionais de desempenho; e instalação e manutenção. O texto, de 2011, foi revisado pela Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (CEE-191) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

No texto, é descrito o que uma esquadria deve apresentar para desempenhar bem as suas funções de estanqueidade à água, resistência às cargas de ventos e resistência ao manuseio, além do desempenho térmico e acústico.

A norma ainda estabelece que uma esquadria deve ser estanque ao ar e à água, mesmo sob fortes chuvas, além de ser acolhida de acordo com a altura da edificação onde será instalada e a região do país. O seu aspecto geral deve ser preservado, pois, neste caso, o consumidor está escolhendo o material de sua esquadria, e o tratamento de superfície deve ser questionado.

Uma vez definida a tipologia e o material da esquadria, o questionamento deve ser sobre o atendimento à ABNT NBR 10821-2 – Esquadrias Externas e Edificações – Requisitos e Classificação. Ele deve ser comprovado através de relatórios de ensaio, sendo que as dimensões influenciam no resultado dos ensaios.

As alterações nas partes 1, 2 e 3 dão-se principalmente nos métodos de ensaio e requisitos, em relação aos ensaios em esquadrias realizados desde a sua última atualização, em 2011. A parte 4 foi criada agora, e trata de Edificações Habitacionais – Desempenho. Ela trata do desempenho acústico e térmico das esquadrias. A parte 5 também é nova, e traz condições ideais para a instalação e manutenção das esquadrias.

A consulta nacional permanece até o dia 14 de agosto e é previsto que, até o fim do ano, as cinco partes da norma estejam publicadas.

Para enviar sugestões para o texto da nova norma clique aqui.