Laudo libera para eventos Concha Acústica turbinada

Título | Laudo libera para eventos Concha Acústica turbinada
Fonte | Jornal A Tribuna – Baixada Santista – SP em 04/07/13
Autor | Lincoln Spada
Conteúdo online | Acesse aqui
Conteúdo na integra | acesse aqui

Com isolamento de vidro e monitoramento sonoro, equipamento está apto a ser utilizado.

Palestra, teatro ou show. Qualquer uma dessas atividades, com o devido monitoramento sonoro, está liberada, caso a Concha Acústica seja isolada por vidro. Essa é a conclusão da Prefeitura, baseada no laudo dos testes realizados dia 10 do mês passado. O parecer já foi repassado ao Ministério Público (MP). 
“Já encaminhei para a Procuradoria Geral do Ministério, solicitando o desarquivamento do processo de interdição da Concha”, afirma Daury de Paula Júnior, promotor de justiça do Meio Ambiente.
O processo deve ser reaberto em 90 dias, estima Daury. “Ao mesmo tempo, enviei o laudo para o assistente técnico do Ministério. Nesse período, ele dará o parecer, se concorda com os testes, ou se é necessária outra avaliação”. 
Se o resultado se confirmar positivo, a próxima etapa será obter o licenciamento ambiental, concedido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Somente com a aprovação da estatal haverá a garantia de reverter a ação judicial que definiu, em 2001, a proibição definitiva de eventos na Concha Acústica.
Com aprovação judicial para utilização, a Prefeitura iniciará a reforma da Concha. Os tapumes serão substituídos por painéis de vidro temperado e laminado. O palco será ampliado (de 25 para 50 metros quadrados), bem como os camarins. A Concha ganhará vara para sustentar refletores e uma cabine de som e luz, atrás da arquibancada para 370 espectadores  que terá espaço exclusivo a deficientes. 
A Prefeitura prevê um custo de R$ 1,2 milhão para a reforma. Os recursos virão do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).