LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

02/07/2020 - 12:27

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes.

Fonte | Revista Projeto - SP - Online - 30/06/2020
Conteúdo Online | Acesse aqui
Conteúdo Impresso | Acesse aqui

Para download gratuito dos manuais, via cadastro, acesse aqui

Lançados pela Associação ProAcústica, até o momento são seis principais manuais práticos e orientativos que reúnem informações a respeito de critérios técnicos e boas práticas acerca de avanços estruturais no setor acústico aplicados em edificações e escala urbana. Todos compartilham de ações e atividades relacionadas a análises setoriais, normativas, técnicas, acadêmicas e ensaios laboratoriais e de campo muito bem desenvolvidos pelos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho compostos por representantes de empresas associadas à entidade.

De acordo com a gerente técnica da ProAcústica, Priscila Wunderlich: “As publicações técnicas são, em sua maioria, pensadas e viabilizadas por meio da colaboração direta dos associados e do corpo técnico nos Grupos de Trabalho (GTs) da Associação. Algumas publicações são mais específicas, como o Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho; outras mais gerais, como o Manual ProAcústica de Acústica Básica. Quando a Associação identifica a necessidade de difundir, esclarecer, consolidar ou produzir conhecimento sobre um determinado tema, um GT é ativado – ou até mesmo criado – para elaborar um manual ou documento que atenda à demanda”.

As publicações acomodam desde conceitos básicos – como o uso e a explicação sobre terminologias e critérios técnicos – até esclarecimentos sobre referências normativas nacionais e internacionais aplicadas em projetos de acústica, entre outros aspectos. Mesmo que permaneçam disponíveis à comunidade, de forma gratuita, via cadastro básico no site ProAcústica, versões impressas também podem ser solicitadas através de e-mail para envio por correspondência.

Somente em 2019, foram divulgados três manuais, precedidos por outros três publicados em anos anteriores. Em novembro de 2019, o Manual ProAcústica de Acústica Básica apresenta uma visão ampla sobre os preceitos básicos de acústica, com requisitos relacionados ao tema na norma ABNT NBR 15575 e, mais especificamente, aborda conceitos básicos e terminologias, o som e suas propriedades, níveis de pressão sonora e reverberação, e mais. Já em agosto do mesmo ano, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios reúne em quatro capítulos (e um quiz sobre mitos e verdades) referências normativas nacionais e internacionais a respeito de diretrizes básicas para auditórios com até 300 lugares, explorando também os novos espaços denominados “auditórios corporativos” ou “institucionais”. Por fim, em abril de 2019, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas apresenta orientações arquitetônicas e técnicas para reduzir o ruído intrusivo e controlar as condições reverberantes em salas de aulas, contribuindo para a melhoria na aprendizagem de alunos e na redução nos níveis de estresse dos professores em ambientes escolares.

Em 2017 acontece o lançamento do Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais, que tem por objetivo oferecer apoio a profissionais da cadeia da construção (empreendedores, consultores, fornecedores ou consumidores) ao esclarecer a classificação acústica de habitações em função da localização e contexto sonoro do entorno, bem como as exigências para níveis mínimos de isolamento acústico em fachadas e coberturas, descritos nas partes 4 e 5 da norma NBR 15575.

Já em 2015, o Manual ProAcústica de Recomendações Básicas para Contrapisos compila o conhecimento tanto de especialistas quanto de empresas produtoras de soluções acústicas para contrapisos flutuantes associadas à entidade. As orientações ajudam a compreender conceitos de acústica de piso, procedimentos para medições, bem como métodos de ensaio e análise.

Por fim, lançado originalmente em 2014 (mas reinserido na 3ª edição abril/2017), está o Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho, um guia prático que trata dos capítulos relacionados à área de acústica da NBR 15575:2013. A publicação é composta por cinco capítulos que tratam de instalações, equipamentos prediais e sistemas hidrossanitários; sistemas de pisos, vedações verticais internas e externas; e sistemas de coberturas.

 

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

O som, o silêncio e as religiões são manifestações indissociáveis. Em muitos rituais o ápice espiritual acontece por caminhos que percorrem o subconsciente, tendo o som ou o silêncio como veículos para o alcance do transe, do êxtase ou do júbilo. Tambores, flautas, cantos, do gregoriano ao gospel à música clássica, além da fala humana dos sermões e pregações, formam o cenário sonoro em templos religiosos. Assim a acústica nesses espaços ganha protagonismo no processo de materialização de sentimentos, emoções e experiências. Efeito que bate forte em corações e mentes.

ProAcústica anuncia os laboratórios de acústica qualificados para ensaios de campo em edificações

ProAcústica anuncia os laboratórios de acústica qualificados para ensaios de campo em edificações

Dezesseis laboratórios conquistaram o Selo QualiLab, instrumento que os diferencia entre aqueles que verificam e constatam o atendimento dos requisitos acústicos da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575

Notícias

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes


Pandemia trouxe novo olhar sobre a morada

Artigo faz uma análise sobre o futuro do mercado imobiliário a partir das novas tendências. O home office não deve mais ser o quarto improvisado para atender a necessidades pontuais do trabalho. Ergonomia, iluminação natural e acústica, são pontos a serem considerados, num local que tende a ser cada vez mais incorporado à nova rotina.


Agenda