Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
  • Harmonia
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Muito além da audição

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Título | Muito além da audição
Fonte |  Boletim do Vidro Abril 2017 - Edição Nº 45     
Autoria | Auris Produções e Comunicações
Conteúdo impresso | Acesse aqui

Sensação de tranquilidade é um dos bens mais almejados nos meios urbanos, onde, em se tratando de ruídos, o tráfego de veículos é considerado o maior vilão.

Para a Organização Mundial de Saúde, a poluição sonora das cidades é um problema de saúde pública — com o agravante de que muitas vezes nem nos damos mais conta de sua presença, pois ela não dói, não tem cheiro nem sabor, mas “mata silenciosamente”.

O conforto acústico com foco na saúde e bem-estar é o eixo da entrevista com o engenheiro Davi Akkerman, sócio-diretor da Harmonia Acústica e vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica.
 
Qual a sua definição para conforto acústico?
A palavra conforto nos remete às sensações de tranquilidade, bem-estar, alento, descanso. Assim, podemos compreender melhor o que é conforto acústico ou bem-estar auditivo: ele influencia a capacidade de concentração, sendo fator condicionante da produtividade e do aprendizado — sem contar os efeitos prejudiciais à saúde causados pela irritabilidade e condições adversas de bem-estar, quando estamos sujeitos a sons indesejáveis em quantidade ou qualidade. Não é à toa que as religiões, em suas práticas espirituais para elevar a qualidade do ser humano, cultuam o silêncio como forma de caminho de autoconhecimento.

Como o conforto acústico se relaciona com a sustentabilidade?
O conforto acústico está diretamente relacionado ao desenvolvimento sustentável das aglomerações urbanas. Como exemplo, a gestão do ruído ambiental depende de um planejamento urbano que tenha em conta o equilíbrio do uso do solo e uma gestão consciente dos meios de transporte, a maior fonte de ruído nas cidades. Pensado sob a perspectiva do desenvolvimento humano e do desenvolvimento sustentável, o conceito de saúde deve considerar não só a esperança de vida ao nascer, mas também o direito de viver em um planeta saudável.

Você poderia comentar um caso em que o desempenho acústico da edificação é a demanda prioritária de um projeto
de retrofit?
Infelizmente, via de regra, o desempenho acústico das habitações ainda é tratado apenas quando obrigatório, como no caso da norma de desempenho para edifícios novos. Para os casos de retrofit, não contemplados pela norma de desempenho, não há essa exigência. Portanto, esse importante aspecto de habitabilidade só é tratado nos retrofits quando existe consciência e vontade do empreendedor. Já participei, como consultor de acústica, em retrofits de fachadas, normalmente para empreendimentos hoteleiros.

Como você avalia as normas técnicas NBR 10151 e NBR 10152 quanto ao desempenho acústico das edificações?
As duas normas já foram revisadas e bem atualizadas. Estamos na expectativa da publicação das novas versões por parte da ABNT, ainda para este ano. Com certeza quando elas entrarem em vigor, a questão do desempenho acústico das habitações deverá ser agraciada.
 
Em 26 de abril se comemora o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Qual será o tema de destaque este ano?
Essa data é celebrada em diversos países pelo mundo há mais de 20 anos. Em São Paulo, a Câmara Municipal instituiu em 2014 esse dia como data oficial do município, com o objetivo de sensibilizar a população acerca dos impactos da poluição sonora urbana na saúde. Neste ano, a campanha destaca o tema “Conforto Acústico e Educação, um bem para você e sua audição”.
 

Veja também

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído o Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido para o problema grave do barulho aqui na capital

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

O dia da conscientização sobre os graves problemas da poluição sonora, este ano, trouxe uma veia bem humorada. A famosa escultura de Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, amanheceu com fones auriculares de proteção para lembrar que a sociedade civil busca soluções de combate às diversas formas de perturbação acústica sem abrir mão da leveza. O secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini, colocou a poluição sonora – que ele chamou de sexta modalidade da poluição, ao lado da poluição da água, ar, solo, visual e climática – na pauta da política pública do município. “Vamos treinar nossas equipes para trabalhar no combate a esse problema. E isso tem que estar na pauta do prefeito e das outras secretarias”.

ProAcústica lança vídeo sobre ações da entidade com enfoque no combate à poluição sonora

ProAcústica lança vídeo sobre ações da entidade com enfoque no combate à poluição sonora

Com uma linguagem moderna e impactante a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, a ProAcústica, lança um vídeo que ultrapassa as barreiras institucionais e pode servir como fonte de inspiração para pessoas que buscam realizar atividades transformadoras na sociedade.

Notícias

Multas por barulho do programa Psiu despencam no início da gestão Doria

O prefeito João Dória (PSDB) mandou um recado enfático no começo de fevereiro, ao participar de uma blitz da lei do barulho, que lacrou um bar no Tatuapé (zona leste de São Paulo): "Isto a partir de agora serve de alerta para os donos de estabelecimentos. A lei do Psiu agora volta, e volta para valer".


A paz em meio ao barulho na vizinhança

Isolamento acústico nas paredes, janelas e chão são algumas das soluções para conviver com o caos contínuo


Agenda