LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Prefeitura regulamenta a elaboração do Mapa do Ruído Urbano da Cidade de São Paulo

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Título | Prefeitura regulamenta a elaboração do Mapa do Ruído Urbano da Cidade de São Paulo
Fonte | Portal Gestão Urbana SP de 06/05/2019
Autoria | Portal Gestão Urbana
Conteúdo online | Acesse aqui

Mapeamento vai possibilitar que o Município tenha um diagnóstico de ruído territorializado e orientar a adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade ambiental e urbanística da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), regulamentou na última sexta-feira, dia 3, a elaboração do Mapa do Ruído Urbano do Município, ação inédita na capital paulista. A construção de um Mapa de Ruído vai possibilitar que o Município tenha um diagnóstico de ruído territorializado, além de orientar a adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade ambiental e urbanística da cidade.

A produção do mapa foi instituída como obrigatória em 2016 pela Lei 16.499 do Executivo e deve ser realizada por região. As áreas prioritárias serão definidas por um Grupo Gestor intersecretarial, sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, composto pelas secretarias municipais de Mobilidade e Transportes (SMT), Verde e Meio Ambiente (SVMA), Subprefeituras (SMSUB) e Inovação e Tecnologia (SMIT).

Finalizados, os Mapas do Ruído Urbano devem ser disponibilizados no portal GeoSampa, mapa digital da cidade que reúne centenas de informações institucionais. O Município tem o prazo de até sete anos para concluí-los.

O mapeamento de ruídos é importante para que sejam realizados estudos sobre as intervenções urbanas necessárias para o melhoramento da qualidade de vida das pessoas das regiões mais afetadas pelo alto nível de decibéis. Cidades como Santiago e Medelín são as cidades da América do Sul com o Mapa de Ruído implantado e em funcionamento. Outras cidades como Bogotá e Quito já estão em fase avançada de estudos para implantação. Em São Paulo não há nenhum estudo formal sobre a contaminação sonora.

Ruído no Minhocão

Em 24 de abril, a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDU), divulgou um estudo mostrando que os ruídos urbanos no entorno do Minhocão podem ser reduzidos pela metade com a implantação do Parque.

Com o viaduto atualmente em operação, os níveis sonoros nos empreendimentos estão entre 69 e 76 decibéis. Ao ser interditado ao tráfego – apenas com o fluxo existente na Rua Amaral Gurgel – estima-se que os índices ficarão entre 59 e 70 decibéis.

A divulgação ocorreu na data em que se comemora o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, criada em 1996 com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o ruído urbano, fruto do crescimento urbano desordenado e considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o segundo maior agente poluidor de qualquer cidade. Além do desconforto e estresse, estudos revelam que a exposição ao ruído pode causar e/ou potencializar doenças como infarto, diabetes e pressão alta ao longo do tempo.

Consulte as publicações no Diário Oficial

Decreto n° 58.737, de 2 de maio de 2019

Lei nº 16.499, de 20 de julho de 2016

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Bicicletada e caminhada no Minhocão marcaram o Inad SP 2019

Bicicletada e caminhada no Minhocão marcaram o Inad SP 2019

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - Inad SP, a ProAcústica lançou o Mapa de Ruído Urbano Centro. O grande evento planetário para chamar a atenção sobre o problema do barulho urbano começou de manhã com a montagem de uma estação de medição sonora, na praça Roosevelt. À noite, um animado público passeou de à pé e de bicicleta pelo elevado com balões iluminados por LED para dar a Volta do Silêncio. A prefeitura tem anunciado a desativação gradual do elevado.

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

Lançado durante a Feicon Batimat 2019, a publicação resultou de um esforço do comitê de Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Notícias

Prefeitura inicia uma nova etapa de discussão do Parque Minhocão

Após a decisão da transformação do Elevado João Goulart em parque, o Município abre a primeira fase de consulta pública para colher contribuições para o desenvolvimento do projeto


Prefeitura regulamenta a elaboração do Mapa do Ruído Urbano da Cidade de São Paulo

Mapeamento vai possibilitar que o Município tenha um diagnóstico de ruído territorializado e orientar a adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade ambiental e urbanística da cidade


Agenda