Projeto de lei ganha apoio de Deputado e pode ser obrigatório em todo Estado de SP. Seminário foi um sucesso.

O projeto de lei 853/2007 do vereador Juscelino Gadelha, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de barreiras de proteção acústica nos locais cortados por rodovias no município de São Paulo, ganhou um reforço de peso. Durante o seminário Ruído e Saúde Pública, realizado dia 26/09 na Assembléia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Carlos Bezerra Jr. anunciou o seu projeto de lei 884/2011 que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de barreira acústica em todo estado de São Paulo. “Reafirmo meu compromisso com a questão. Quando o vereador Juscelino me trouxe seu projeto, de imediato aceitei fazer um projeto de abrangência para todo Estado. Precisamos viabilizar regras para o respeito a questão ambiental e a saúde pública. ”, afirmou o parlamentar.
 
Com a presença dos principais especialistas em Ruído e Saúde Pública, o seminário aconteceu no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa e foi dividido em 4 painéis. Na abertura, Juscelino falou que a discussão sobre o ruído no Brasil é zero. “Concessionária, Governo do Estado, Governo Municipal, ninguém se preocupa com a poluição sonora”, disse o vereador. Para ele, “temos que cuidar da saúde pública, pois como homens públicos, temos responsabilidades”. Juscelino acredita que após ter seu projeto aprovado em primeira votação, serão colocados substitutivos e ele será sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab. “Precisamos da ligação município-estado para ter sucesso na prevenção dos danos causados pelo barulho. A população de São Paulo vai ganhar muito com isso”, disse o vereador.
 
Carlos Bezerra Jr., ainda na abertura dos trabalhos, disse que tinha muito respeito por Juscelino Gadelha, uma vez que ele tem forte presença popular em tudo o que faz. Para o deputado, o aumento da frota é o principal motivo para a poluição sonora nas grandes cidades, o que causa impacto na qualidade de vida da população. “Dez por cento da população de São Paulo tem transtorno auditivo”, afirmou ele. Bezerra Jr. disse que o mundo inteiro está de olho no Brasil e no Brics devido a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
 
Para o deputado estadual, o seminário e as exposições são importantes porque é preciso dar uma resposta concreta e factível aos problemas da poluição sonora no estado de São Paulo. Fizeram ainda parte da mesa de abertura Marco Juliani, da IEME Brasil Engenharia Consultiva; Davi Akkerman, Presidente da ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica; Thelma Costa, Presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia-SP; Milton Tadeu Mota, representando o Secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo e Estanislau Marcka, Diretor de Engenharia do DER.

Veículo | Portal Vereador Juscelino Gadelha
Fonte | Publicada originalmente Portal em 30/09/11.
Conteúdo na integra |  acesse aqui.