Salvador Benevides, novo superintendente do CB-002, defende debate de normas

Título | Salvador Benevides, novo superintendente do CB-002, defende debate de normas
Fonte | Portal Construção Mercado, da Editora Pini de 03/02/16
Autor | Gabriel Calviño
Conteúdo para download | Acesse aqui

Gestor pede mais envolvimento do setor da construção na discussão normativa

O arquiteto e consultor Salvador Benevides, novo superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-002), braço da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), espera maior participação do setor nas discussões normativas. “Minha expectativa é que todos aqueles que vivem do seu trabalho na construção se envolvam com a elaboração ou a atualização das normas. É importante a opinião de todos, mesmo que elas não sejam uníssonas”, ressalta Benevides, em entrevista para a revista Construção Mercado. Quem tiver interesse em participar dessas reuniões basta entrar em contato com CB-002 pelo email cb002@sindusconsp.com.br.

O superintendente cita a necessidade de atualizar e realinhar algumas normas, visto que algumas estão ultrapassadas para as atuais condições do mercado. Para ele, com normas atualizadas, haverá mais esclarecimento e melhorias nas obras. “Quanto mais esclarecido, com normas atualizadas, melhor o mercado irá se comportar”, sintetiza. Benevides conta que já estão em andamento trabalhos com normas e projetos de normas que envolvem instalações prediais de água quente e fria, piscinas, inspeção predial, cálculo de tráfego de elevadores e estruturas de pré-moldados, entre outras. “Temos várias normas que estão sendo avaliadas para serem atualizadas. Oportunamente poderemos divulgar”.

Perguntado sobre a norma de desempenho NBR 15.575, Benevides afirma que ela é fundamental para o fortalecimento do setor, embora possa apresentar eventuais problemas para adaptação. “Evidentemente, ao sair do zero, como nós estávamos, para ir para a velocidade da luz, pode criar alguns exageros, algumas falhas, mas é melhor sempre pecar pelo excesso do que pela omissão”, aponta. E completa: “Se existe exagero, coisas inalcançáveis, volta à discussão, e à negociação”.

Benevides assumiu a superintendência da CB-002 no fim de novembro e permanecerá no cargo até março de 2017. Ele foi indicado para o cargo por um colegiado, formado pela Câmera Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), pela própria ABNT, e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). O novo gestor é graduado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atuou como diretor em construtoras, incorporadoras, consultorias de gestão e indústrias de sistemas construtivos e de materiais. Atualmente faz parte do Conselho Consultivo do SindusCon-SP e é um dos conselheiros da revista Construção Mercado.