Sobrac promove encontro histórico em São Paulo

Veículo | Vibranews – O portal da acústica
Fonte | Publicada originalmente Portal em 30/09/11.
Conteúdo na integra |acesse aqui.

O Encontro Anual da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Acústica), realizado, no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), na última segunda-feira (21), em São Paulo, marca um novo capítulo em sua história de 27 anos. Com a aprovação dos novos estatutos e a consequente reforma administrativa, a entidade – que representa a comunidade científica, empresarial e institucional do setor – assume o compromisso de promover o desenvolvimento da Acústica e suas subáreas no País e no Exterior.

A implantação de uma certificação profissional para estabelecer “quem é quem no mercado” foi debatida pela diretoria e pela platéia formada por professores, engenheiros, arquitetos, consultores, empresários e demais profissionais do setor. Eles apresentaram sugestões, prós e contras, e analisaram modelos adotados por duas associações. O assunto será retomado, de forma deliberativa, no 24º Congresso Internacional Técnico-Científico da SOBRAC www.sobrac2012.com.br marcado para o período de 29 de maio a 1º de junho do ano que vem, em Belém do Pará. O evento contou também com apresentação de  “cases” e uma homenagem aos engenheiros Schaia Akkerman e Fernando Aidar com o título de “Associado Honorário” da instituição.

A professora Dinara Paixão, presidente da SOBRAC, comentou que o evento superou todas as expectativas em função da participação e presença do público, que lotou o auditório do MuBE.  Além disso, serviu para  a apresentação de um relatório das atividades e as novas propostas da diretoria.

“Foi um marco na história da nossa entidade. Abriu um novo canal de comunicação com o nosso associado. A partir de agora, vamos discutir nossos problemas; mostrar o que podemos fazer e conhecer aquilo que os profissionais querem de nós”, frisou a dirigente, responsável pela implantação do primeiro curso de graduação de Engenharia Acústica do País, na Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Para o empresário Edison Claro de Moraes, da Atenua Som, diretor da SOBRAC, e realizador do Encontro, o mercado de acústica estava pedindo um evento com este formato e proposta. “Nossa ideia é repetir no ano que vem”, resumiu.

As palestras

A engenheira Irene Saad, da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO) e o engenheiro Luiz Mauro Alves, da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), apresentaram os programas de certificação profissional adotados pelas duas entidades. Com isso, ofereceram subsídios para a SOBRAC desenvolver o tema.

Os arquitetos Marcos Holtz, da Harmonia Acústica, e Débora Barretto, traçaram um panorama do mercado imobiliário sob o ponto de vista acústico e da certificação profissional; o engenheiro Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, fez um breve relato das ações desenvolvidas pela entidade, lançada este ano com comprometimento de apoiar a SOBRAC; Peter Joseph Barry, físico e pesquisador  do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas),  analisou os desdobramentos da Norma de Desempenho 15.575, que está em revisão. Prevista para entrar em vigor no dia 12 de março do ano que vem, a Norma pode ser adiada mais uma vez; e o presidente nacional da ANAVIDRO, José Joaquim Miguel, chamou a atenção para a necessidade de aumentar a divulgação dos benefícios da acústica na construção civil. E concluiu com uma frase de efeito: Pra vender silêncio, temos que fazer mais barulho!

A engenheira Ana Paula Elias, da Claris, apresentou a palestra Desempenho Acústico das Esquadrias de PVC; Nicole Fischer, da Atenua Som, destacou Soluções Térmicas e Acústicas; Samuel Abrahão, da Cebrace, mostrou como os novos vidros contribuem para o dia a dia das pessoas; o arquiteto Fernando Neves, da Isover, do Grupo Saint Gobain, analisou a aplicação da acústica em instalações hidráulicas; Marcos Borges de Lima, da Ambi Brasil, mostrou uma linha de divisórias corporativas e painéis em MDF de absorção acústica; a engenheira Nancy Devai, da Owa Brasil, apresentou forros e revestimentos para projetos sustentáveis como, por exemplo, o Teatro Riachuelo, de Natal (RN); e Otávio Inácio, da InAcoustics, apresentou  um software para cálculo de isolamento sonoro de edifícios.

O Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Acústica contou com o patrocínio da Cebrace, Isover, Owa, Claris, Ambi, Atenua Som, Total Safety, Woodfit e InAcoustics; e apoio da ProAcústica e do Vibranews, informativo dirigido ao mercado de acústica.