Termina a revisão da Norma Brasileira de Desempenho

Título | Termina a revisão da Norma Brasileira de Desempenho
Fonte | Portal Secovi
Conteúdo na fonte | acesse aqui

Foi finalizada no dia 14/03/12 a revisão das seis partes da Norma Brasileira de Desempenho (ABNT NBR 15.575/2008): Gerais, Sistemas estruturais, Sistemas de pisos internos, Sistemas de vedações verticais internas e externas, Sistemas de coberturas e Sistemas hidrossanitários.
 
Com a revisão finalizada, o texto segue para consulta nacional por aproximadamente seis meses. Ficou acordado um prazo de seis meses adicionais para adaptação dos novos projetos, totalizando um ano para que a Norma passe a ter sua exigibilidade legal no  lançamento de todos os novos empreendimentos. Não há mais limite no número de pavimentos das edificações nos quesitos que este parâmetro não apresenta implicação.
 
Assim que o texto entrar em consulta nacional, cabe à sociedade a análise do conteúdo e embasamento técnico para argumentar algo que identifique como passível de ajuste, conforme os preceitos da diretiva da ABNT.
 
O Secovi-SP participou efetivamente da revisão da Norma, atuando em todos os grupos de trabalho e participando de dezenas de reuniões onde o documento foi amplamente discutido e aprimorado, visando segurança técnica e jurídica para o mercado.
 
“O processo de revisão da Norma, que na prática significou o adiamento de sua exigibilidade por três anos, foi necessário para aprimorar o texto e teve a participação de muitas entidades que não atuaram na primeira etapa do processo, o que demonstra uma maior maturidade do setor”, afirma Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Sindicato. “A publicação da Norma de Desempenho representará uma mudança de patamar na engenharia brasileira e será muito útil para todo o setor e para o País”, diz.
 
Segundo Borges, a Norma precisará ser revisada periodicamente em função da evolução tecnológica da construção civil e o Secovi-SP continuará a participar de maneira ativa neste desenvolvimento.