Vedação acústica

Título |  Vedação acústica
Fonte | Revista Construção Mercado em 01/10/12
Conteúdo na integra | download aqui
Direto da fonte |
acesse aqui

Vedação acústica
Uso de mantas isolantes em paredes de drywall ainda não é comum na maioria das obras, mas demanda tende a aumentar com a Norma de Desempenho

Embora o uso do drywall esteja crescendo no mercado, a maior parte das paredes de gesso acartonado no Brasil não recebem nenhum tipo de tratamento acústico atualmente. Para Henrique Cambiagui, diretor da CFA Cambiagui Arquitetura, materiais para melhorar o isolamento acústico são indispensáveis neste sistema de vedação, e é justamente a falta deles que ajudou a criar nos moradores certa resistência em relação ao drywall.

‘A venda do sistema deveria estar associada ao tratamento acústico adequado para cada caso. Esse descuido estragou a imagem do produto, principalmente na área residencial, em que o drywall ainda é empregado de forma errônea’, critica Cambiaghi. Apesar da defasagem, alguns fornecedores já notam um incremento nas vendas de lãs minerais, e a expectativa é de que a situação melhore com a entrada em vigor da Norma de Desempenho (NBR 15.575), prevista para 2013.