Conferência debate impactos e soluções para poluição sonora em São Paulo

Título | Conferência debate impactos e soluções para poluição sonora em São Paulo
Fonte | Folha de São Paulo/SP – 10/04/14
Autor | Folha de São Paulo/SP – 10/04/14
Conteúdo na íntegra | Acesse aqui

De 28 a 30 de abril, São Paulo receberá a primeira Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora.

A iniciativa é da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica).

O evento integra o Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído (Inad, sigla em inglês para International Noise Awareness Day), que neste ano será no dia 30 de abril.

A conferência contará com painéis temáticos e a participação de especialistas brasileiros e internacionais.

O objetivo é criar um quadro detalhado dos problemas que o ruído causa à saúde humana, expondo experiências bem-sucedidas no controle dessas emissões em países como Brasil, Espanha e Portugal.

Para o presidente da ProAcústica, Davi Akkerman, São Paulo deve liderar o combate à poluição sonora do país, porque, segundo ele, é uma das maiores e mais sonoramente poluídas cidades do mundo.

“O encontro é uma grande oportunidade de mostrar para o público e para vereadores paulistanos os efeitos nocivos do ruído. Só assim podemos encontrar meios de combater esse mal, por meio de leis eficazes e ações permanentes de educação e conscientização”, diz.

Segundo Akkerman, a “tomada de consciência” pelo poder público (legislativo e executivo) do problema é essencial para promover um diagnóstico inicial da situação sonora da cidade e, assim, estabelecer uma política de gestão dos ruídos urbanos.

Entre os temas tratados no evento estão o mapeamento sonoro das cidades –suas ferramentas e metodologias–, legislações e normas sobre barulho, bem como políticas públicas para redução, gestão e controle de ruídos urbanos.

Também serão apresentados casos de cidades que implantaram o mapeamento sonoro e conseguiram mudanças qualitativas em relação a ruídos, como as cidades de Almada (Portugal), Valência (Espanha) e Fortaleza (Brasil).

Primeira Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

QUANDO 28, 29 e 30 de abril

ONDE Câmara Municipal de São Paulo, Palácio Anchieta, Salão Nobre Presidente João Brasil Vita

ENDEREÇO viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES www.conferenciaruidosp.com.br