Home  |   Associação  |   Atualize seu cadastro  |   Contato
ProAcústica News
ANO 05 - Nº 03
Edição Ago-Set/16
Facebook Youtube Twitter LinkedIn
 Empresas Associadas Patrocinadoras
AMF Armacell - Isolamentos térmicos e acústicos Armstrong OWA Sonex Placo Saint-Gobain Trisoft
Evento
O exemplo de Valência, na Espanha. Vanguarda da acústica ambiental

Vanguarda na medição acústica ambiental, a cidade espanhola de Valência já passou por várias experiências e se prepara para a terceira rodada da revisão do mapa do ruído urbano.
 
Encontro   Agenda



Profissionais discutem os rumos do Mapa do Ruído de São Paulo

Para descrever a representação gráfica da situação acústica da cidade, a Prefeitura paulistana sancionou a Lei 16499 que dispõe sobre a elaboração do Mapa do Ruído Urbano. A tarefa será árdua e até que seja iniciada a implementação da lei pelo poder executivo municipal para estabelecer regras orgânicas e processuais para a confecção do mapa, a sociedade ganha uma oportunidade de discutir o assunto.

O exame conjunto dos caminhos para a elaboração do mapa, impulsionou a ProAcústica a reunir profissionais ligados ao tema para uma troca de ideias. E todos concordaram num ponto: será necessário definir uma metodologia e criar uma interface sólida com base em um projeto piloto modelo, de forma a orientar o mapeamento otimizando custos e o tempo de implantação, com o know-how dos principais players internacionais presentes no mercado brasileiro; e identificar a origem dos recursos financeiros na fase piloto e as articulações técnicas e políticas junto à Prefeitura e às diversas Secretarias que passarão a ter uma importante ferramenta para interferir na poluição sonora e no planejamento da cidade de São Paulo.

 

Mapa de Ruído Urbano de São Paulo. Agora é Lei!

Reportagem
Para o SindusCon-SP, o sindicato da construção, o Mapa do Ruído trará segurança jurídica aos lançamentos imobiliários do futuro

Fábio Villas Boas, coordenador do Comasp Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP, participou de vários encontros e das conferências municipais sobre ruído. Villas Boas salientou que o Mapa do Ruído Urbano trará segurança jurídica ao mercado imobiliário paulistano, se conseguir formular parâmetros oficiais dos limites de pressão sonora para cada região da cidade. Para o ProAcústica News ele lembrou que o ruído representa o maior problema entre vizinhos.
 
Curtas
Internoise elege Davi Akkerman como representante da região
pan-americana no CSC


Foi realizado em Hamburgo, em agosto, o Internoise 2016. Em paralelo, a assembleia geral do I-INCE, International Institute of Noise Control Engeneering, elegeu o novo representante da região pan-americana no CSC (Congress Selection Comitee). O brasileiro Davi Akkerman foi o mais votado.
  Inmetro lança consulta sobre regulamentação técnica para produtos de tratamento acústico e isolamento térmico na construção civil

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, divulgou uma portaria que institui a consulta pública para a proposta de regulamentação para produtos usados em tratamento acústico na construção civil.
       
Encontro anual da Sobrac aconteceu em Buenos Aires e paralelo ao ICA 2016

Pela primeira vez, o ICA, 22º International Congress on Acoustics, foi realizado num país da América do Sul. Em paralelo, a Sobrac - Sociedade Brasileira de Acústica promoveu o encontro anual dos associados, que emprestou status internacional a um dos mais importantes eventos técnicos e científicos do mercado.
  Norma de desempenho em esquadrias 10821 terá item termoacústico

Para que uma esquadria cumpra o papel de conforto térmico, vedação e segurança deve atender os requisitos mínimos de desempenho, descritos na norma 10821. A engenheira Fabiola Rago Beltrame, consultora técnica da Afeal, vem ministrando palestras em diferentes Estados do Brasil para falar sobre a norma.
Presidente | Edison Claro de Moraes
Diretor de Marketing | Luciano Marcolino
Gerente Executiva | Arq. Maria Elisa Miranda
Editora | Ateliê de Textos Assessoria de Comunicação
Editoração Eletrônica | iDesk

ProAcústica
Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Av. Ibirapuera, nº 3.458 - Sala 01 | Indianópolis | CEP 04028-003
São Paulo - SP | Brasil - Fone | 11 5041-3036
contato@proacustica.org.br | www.proacustica.org.br