Palavra do Presidente: Mai-Jun/2019

Começamos o segundo trimestre com uma série de vitórias para o setor. Em maio, foi publicada a terceira revisão da norma acústica ABNT NBR 10151 e a regulamentação do Mapa do Ruído Urbano de São Paulo. E continuamos seguindo com a agenda de atividades da associação.

Começamos o segundo trimestre com uma série de vitórias. Em maio, foi publicada a terceira revisão da norma acústica ABNT NBR 10151, que trata da medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas. Em substituição à norma vigente há 19 anos, esta nova edição ganha impulso e representa significativos avanços para ao setor da construção civil. Com um acréscimo de 20 páginas ao texto original, traz inovações como a medição no interior do imóvel do reclamante, que visa tanto pressões sonoras propagadas pelo ar quanto para as transmitidas pela estrutura da edificação (vide matéria em Curtas).

Outra conquista inédita na capital paulista foi a regulamentação, no dia 3 de maio, do Mapa do Ruído Urbano do Município, ação da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). A construção de um Mapa de Ruído vai possibilitar que o Município tenha um diagnóstico de ruído territorializado, além de orientar a adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade ambiental e urbanística da cidade. E como já é de conhecimento, a ProAcústica é a principal agente desse processo. Para isso, foi falar com o secretário Fernando Chucre, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), na Entrevista desta edição.

ABNT NBR 10151:2019 Decreto regulamenta a elaboração do Mapa de Ruído Urbano da Cidade de São Paulo

A realização da 48º edição do Inter-Noise, em meados de junho, em Madri, foi marcada mais uma vez pela participação da ProAcústica na Assembleia Geral como entidade membro do I-INCE (International Institute for Noise Control Engineering), representada por Davi Akkerman, coordenador do Comitê Acústica de Edificações e vice-presidente da Região Pan-America no CSC Comitê Organizador do Congresso. Essa edição teve recorde de brasileiros, um total de 35, dentre os 1.117 participantes. Para a 50º edição do Inter-Noise, a ser realizada na região pan-americana e sediada na cidade de Washington DC, em 2021, foi destacada a participação do Brasil através das associações, ProAcústica e Sobrac, com evento satélite voltado para o público latino-americano.

Internoise 2021

Aos interessados pelo programa InterLab – Interlaboratorial de Ensaios de Campo para Laboratórios de Acústica nas Edificações, já está previsto o lançamento em julho da 4ª Edição. O programa, pioneiro e organizado e coordenado pela ProAcústica, é uma ferramenta imprescindível e complementar para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos Laboratórios de Acústica na Edificação que realizam ensaios de campo e atestam o atendimento à Norma de Desempenho das Edificações. Na 1ª edição, em 2012, foram 5 laboratórios participantes, em 2014,  7 e, em 2017, 19 participantes.

De forma a complementar, será lançada pela ProAcústica a 1ª Edição do QualiLab – Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo. Esse programa tem como base os resultados de participação do Laboratório de Acústica na Edificação em um Programa Interlaboratorial. Os resultados dos Relatórios Finais das Medições de Campo são avaliados com o objetivo de qualificar o laboratório para esse fim. Podem participar empresas associadas e não associadas nos dois programas. Não fique de fora! 

Para finalizar, convido todos a nos prestigiarem durante nossa participação na Ilha ProAcústica, na High Design – Home & Office Expo, no espaço ARQ+ Smart Construction no São Paulo Expo, de 21 a 23 de agosto. Teremos muitas novidades, entre elas, o lançamento de duas publicações técnicas, os – Manual ProAcústica de Acústica Básica e o Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica de Auditórios e a participação de empresas expositoras com lançamentos e debates nos talks com conteúdos técnicos.

High Design 2019 & ARQ+ Smart Construction

Esperamos por você!

Edison Claro de Moraes
Presidente Executivo
Junho 2019

Veja o quadro atual das Empresas Associadas ProAcústica:

Empresas Associadas ProAcústica | Mai-Jun/2019