Palavra do Presidente: Out-Nov/2019

O encerramento de mais um ciclo acontece agora em dezembro de 2019. É o momento onde a ProAcústica renova a configuração da Diretoria Executiva e do Conselho Administrativo  para que a associação continue a representar de forma virtuosa a cadeia da acústica brasileira – biênio 2020-2021. Faço, nesse momento, os meus mais sinceros votos de sucesso aos próximos membros da futura gestão e desejo que consigam alcançar os objetivos e metas nesses próximos anos.

Quando se encerra um planejamento, é sempre bom reviver os bons momentos vividos. Em abril de 2018, cobrimos a Avenida Paulista com o apelo “Chega de Barulho”, em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Mais uma vez, naquele ano, o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (Inad) foi um sucesso. Com grande engajamento dos associados, da sociedade e repercussão na mídia. Em 2019 não foi diferente, fizemos grande movimentação com a bicicletada “Volta do Silêncio” que percorreu e encheu de luz e balões a noite do elevado presidente João Goulart, o Minhocão, saindo da praça Franklin Roosevelt.

Pela primeira vez, nesses dois eventos São Paulo pode ver na prática como é o funcionamento de um mapa de ruído com dados reais da cidade. Nos dois anos seguidos, a ProAcústica apresentou ao público os Mapa Piloto SP e Mapa Centro SP. Em 2018, do quadrilátero que abrangeu a área entre as avenidas Paulista, Brasil, 9 de julho e 23 de maio; e, o outro, em 2019, dos impactos sonoros do Minhocão e entorno.

Sem dúvida, a movimentação produzida pela ProAcústica todos os anos durante o Inad tornou-se um marco para a cidade e criou de forma efetiva a conscientização sobre os males da poluição sonora. Como resultado de nossa ação a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), regulamentou em maio de 2019 a elaboração do Mapa do Ruído Urbano do Município, que possibilitará um diagnóstico de ruído territorializado para adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade ambiental e urbanística da cidade.

Comemoramos também, em 2018 e 2019, a participação do setor através da Ilha ProAcústica que levou conteúdo acústico, na Feicon Batimat, e durante a High Design, Home & Office Expo, com as empresas apresentando as novidades e tecnologias do setor. Em ambas oportunidades os estandes tiveram grande fluxo de visitação por um público voltado à realização de negócios, relacionamento e especificação de produtos e soluções em arquitetura. Na High Design, os nossos especialistas tiveram a oportunidade de abordar questões ligadas ao conforto, futuro e tecnologia durante os talks do ARQ+ Smart Construction.

Durante todo esse período, as atividades técnicas compuseram, como uma das prioridades, as ações da associação. As representações nas CEE 196 Comissão de Estudo Especial de Acústica e CB02 Construção Civil CE-002:136.001 Comissão Especial Desempenho de Edificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); a realização de reuniões periódicas dos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho da ProAcústica; a criação e desenvolvimento de publicações técnicas, tais como o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios, lançado durante a High Design; o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas, dentro da  Feicon Batimat; e o Manual ProAcústica de Acústica Básica, na festa de encerramento no último mês de novembro, entre outras atividades, foram frutos de um forte esforço coletivo.


Para estimular a participação das empresas associadas e não associadas na melhoria contínua de seus laboratórios e metodologias, demos continuidade à 4a edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica (InterLab) e lançamos a 1ª edição do Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo (QualiLab). Em setembro de 2019, promovemos na Avenida Paulista o Hush City Soundwalkuma caminhada que utilizou o aplicativo Hush City – em evento em parceria com o Programa Global Hush City Soundwalks.

Outro marco relevante foi a participação brasileira no principal evento global de acústica, o Inter-Noise, 48th International Congress and Exhibition on Noise Control Engineering, organizado pelo I-INCE, International Institute of Noise Control Engineering. A delegação brasileira vem crescendo em importância e tamanho e contou com a presença de 35 pessoas, entre especialistas, profissionais e empresários do setor. A entidade foi representada por Davi Akkerman, que é coordenador do Comitê Acústica de Edificações da ProAcústica, membro do I-INCE e vice-presidente da Região Pan-America no Comitê Organizador (CSC) do Congresso.

Acredito ter elencado as principais realizações da ProAcústica no biênio 2018-19. Foram ações conjuntas, provenientes de pessoas que buscam um setor fortalecido para que suas iniciativas individuais, seja no âmbito profissional ou empresarial, se tornem mais efetivas, prósperas e duradouras. Deixo a presidência com o sentimento de dever cumprido. Obrigado a todos pela parceria e apoio.

Edison Claro de Moraes
Presidente Executivo
Novembro 2019