Palavra do Presidente: Out-Nov/2020

Que venha 2021! Acredito que todos ansiamos por isso. Pois não foi um ano fácil e, sim, desafiador, que ficará na história e na memória de todos nós que bravamente seguimos adiante com saúde, muita garra e conectados. Para a ProAcústica não foi diferente. Mesmo assim, tivemos muitos saldos positivos e experiências inovadoras como nossas reuniões de diretoria, dos grupos de trabalho e outras, todas à distância e o sucesso de eventos virtuais como as edições dos Webinars Série Acústica em quatro episódios sob tema Conforto e Desempenho Acústico nas Edificações numa ação de parceria com a UIA2021 RIO EXPO, que bateu recorde de público e participação. Mesmo não nos encontrando presencialmente nas tradicionais feiras e eventos que participamos não deixamos de nos encontrar, e muito, no mundo online.

Com a pandemia, os eventos ou foram adiados ou acontecerão em novo formato no próximo ano. E, com o desenvolvimento da acústica no Brasil, a ProAcústica vem se projetando internacionalmente e segue junto nesse ritmo dando continuidade ao calendário de atividades do Ano Internacional do Som IYS 2020-2021.

Abriremos o ano com a participação e apoio em cinco eventos internacionais: a Feicon Batimat (20 a 23/04/21), o 26º INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (28/04/21), o XII Congresso Iberoamericano de Acústica FIA 2020 & XXIX Encontro Sobrac (23 a 26/05/21), a UIA2021RIO EXPO (17 a 22/07/21) e o Inter-Noise 2021 – 50º Congresso Internacional e Exposição de Engenharia de Controle de Ruído (01 a 04/08/21).

E por falar no Inter-Noise não deixem de ler na news, a entrevista inédita com presidente da edição de 2021, o professor Dr. Raj Singh que antecipa os temas abordados no evento que marca os 50 anos do Congresso.

No que diz respeito às Empresas Associadas recebemos um voto de confiança, superando juntos este momento complicado e dando continuidade ao trabalho de desenvolvimento do mercado acústico pela associação. Portanto, conseguimos manter o quadro associativo praticamente inalterado, com a reativação e chegada de novas empresas – totalizando 80 afiliadas – a quem somos muito gratos.

Mesmo com todas as dificuldades momentâneas essa gestão continuará trabalhando para superar os desafios. Vamos procurar manter ao máximo a fidelidade dos associados e buscar novas afiliações. Trabalharemos pela manutenção do programa contínuo de comunicação, dos apoios institucionais e de conteúdo para divulgação aos diversos públicos.

E, para fechar 2020, nosso tradicional Encontro Associadas ProAcústica será um pouco diferente, um encontro exclusivo! Uma experiência nova, num bate papo virtual e uma degustação de vinho conduzida por um expert, no próximo dia 9 de dezembro. Nos vemos em breve!

Um feliz ano novo, com muita saúde!

Luciano Nakad Marcolino
Presidente Executivo
Novembro 2020