LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

1º Hush City Soundwalk: São Paulo terá caminhada para ouvir a cidade

24/09/2019 - 12:48

Hush City SoundwalkPor uma causa nobre, no próximo dia 28 de setembro está programada uma caminhada inusitada na cidade de São Paulo. O objetivo é ouvir a cidade, mapear as áreas mais silenciosas e identificar os lugares tranquilos para contemplar, ler, relaxar e conversar. Entitulada como 1º Hush City Soundwalk, a ação fará uso do aplicativo Hush City - uma ferramenta gratuita e colaborativa onde os usuários podem compartilhar informações sobre a qualidade sonora dos ambientes urbanos.

A avenida mais famosa da cidade foi a escolhida, a Avenida Paulista, com ponto de concentração para início da caminhada, às 9h30, em frente ao Instituto Moreira Salles (IMS). O ponto de chegada, às 11h, aproximadamente, será a Casa das Rosas, em um percurso de 1h30h com paradas para avaliação das áreas silenciosas.

A ação é resultado da parceria entre a ProAcústica - Associação Brasileira para a Qualidade Acústica e o Programa Global Hush City Soundwalks que promoverá ao longo de setembro 2019, a primeira edição de caminhadas em 19 cidades pelo mundo, guiadas por líderes locais.

O aplicativo Hush City foi lançado em 2017 pela arquiteta e urbanista italiana, Antonella Radicchi, e funciona como instrumento de pesquisa sobre a paisagem sonora urbana. De acordo com a arquiteta, “as cidades estão cada vez mais barulhentas e o silêncio está se tornando um luxo para poucos de nós.”

A 1º Hush City Soundwalk terá percurso em torno de uma hora e meia de duração entre abertura, trajeto e discussão final em grupo. As áreas avaliadas farão parte de um mapa global, acessível a todos os usuários do aplicativo, estimulando a busca consciente por qualidade do ambiente sonoro.

Programa Global Hush City Soundwalks HUSH CITY 4 SWS2019

Data | 28/09/19 - sábado
Horário | 09h30 concentração - 10h00 início caminhada (tempo estimado 01h30)
Ponto de Encontro | Instituto Moreira Salles IMS - Av. Paulista, nº 2.424 - Metrô Consolação

Ponto final: Casa das Rosas (Av. Paulista, nº 37 - Metrô Brigadeiro

Para conhecer mais sobre o progamama e participar:

Aplicativo Hush City (Android/IOS previamente baixado no celular):
http://www.opensourcesoundscapes.org/hush-city/

Guia de Bolso Soundwalks (em inglês):
http://www.antonellaradicchi.it/wp-content/uploads/2018/06/Radicchi_2017_A-Pocket-Guide-1.pdf

Programa Global Hush City Soundwalks HUSH CITY 4 SWS2019:
http://www.antonellaradicchi.it/portfolio/hush-city-4-sws2019/

 

1ª Hush City Soundwalk

Veja também

28

Inter-Noise Seul 2020 terá plataforma digital e inscrições com preços reduzidos

Inter-Noise Seul 2020 terá plataforma digital e inscrições com preços reduzidos

Uma plataforma global, digital e online para o compartilhamento de conhecimento sobre acústica é o que promete ser o 49º Congresso e Exposição Internacional de Engenharia de Controle de Ruído (Inter-Noise – Seul - 2020), que acontecerá de 23 a 26 de agosto, na Coreia do Sul.

Normas Técnicas: saiba sobre o cronograma de trabalho da CEE 196

Normas Técnicas: saiba sobre o cronograma de trabalho da CEE 196

A pandemia da Covid-19 alterou as relações de trabalho de boa parte da sociedade. Esse processo tem causado mudanças importantes na elaboração, tradução e organização de Normas Técnicas, pelos Grupos de Trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), inclusive na Comissão de Estudo Especial de Acústica - CEE 196.

Campanha #SonsQueAmo repercute nas redes sociais com compartilhamento de vídeos

Campanha #SonsQueAmo repercute nas redes sociais com compartilhamento de vídeos

O estalar da lenha queimando para aquecer o frio, o ruído da máquina que extrai o café, a água que cai para encher a banheira, os pingos da chuva que batem no telhado ou o bicar do pássaro no vidro. Esses são exemplos dos sons capturados pelos vídeos postados no site da campanha #SonsQueAmo - lançada em abril, pela ProAcústica - que fazem frente à imobilidade e ao silêncio causado pelo isolamento social da pandemia da Covid-19.

Notícias

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes


Pandemia trouxe novo olhar sobre a morada

Artigo faz uma análise sobre o futuro do mercado imobiliário a partir das novas tendências. O home office não deve mais ser o quarto improvisado para atender a necessidades pontuais do trabalho. Ergonomia, iluminação natural e acústica, são pontos a serem considerados, num local que tende a ser cada vez mais incorporado à nova rotina.


Agenda