Ação do Inad é homenageada no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

Ana Claudia Fiorini, da EPM Unifesp foi agraciada com o primeiro lugar do prêmio concedido pela sociedade de fonoaudiologia

Durante a realização do XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, em setembro, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia concedeu o primeiro lugar a Ana Claudia Fiorini, professora adjunta do departamento de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM Unifesp), com o prêmio que realiza. O reconhecimento foi pela criativa campanha Manifesto do Silêncio, no Monumento às Bandeiras, que aconteceu no parque do Ibirapuera, em São Paulo, em abril, durante o Inad – Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (em inglês, Inad, International Noise Awareness Day).

A ação foi uma iniciativa da ProAcústica e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), por meio do departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz). A ideia, que gerou repercussão mundial, foi concebida com o objetivo de conscientizar a população sobre o ruído e os efeitos sobre a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente.

Durante a manifestação, participaram além dos profissionais dos cursos de Fonoaudiologia da Unifesp, profissionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade de São Paulo (USP). O movimento chamou a atenção para a responsabilidade de cada indivíduo em reduzir o ruído gerado pelas atividades cotidianas.

Para isso, os idealizadores realizaram o que chamaram de “intervenção urbana”, com ajuda de alunos de graduação em fonoaudiologia, colocando fones de ouvidos amarelos e gigantes em todos os personagens do mais expressivo monumento da cidade: o Monumento às Bandeiras, localizado na Praça Armando Sales de Oliveira, no Ibirapuera. Na ocasião, os participantes também utilizaram faixas durante uma passeata pelas ruas VI Centenário e República do Líbano e finalizaram com um abraço simbólico em torno da escultura de Victor Brecheret.