Acústica em vidro foi tema de debate em São Paulo

O seminário VidroSom, ferramenta de informação e conhecimento, trouxe inovações e estudos de casos que envolvem o vidro em esquadrias.

O VidroSom, seminário de acústicas em vidro, realizado durante a Fesqua-2018, Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes, no São Paulo Expo, trouxe inovações e estudos de casos que envolvem o vidro em esquadrias. Os palestrantes do seminário examinaram os cuidados que devem ser tomados no desenvolvimento de um sistema acústico, diante de uma plateia de 200 interessados. Com isso, o VidroSom se posiciona como a principal ferramenta de informação e troca de conhecimentos entre arquitetos, fabricantes, consultores e profissionais do setor.

O palestrante grego Yannis Papadiotis, gerente de acessórios para esquadrias da SchlegelGiesse, chamou a atenção para diversos pontos que devem ser observados na fabricação e instalação das esquadrias. Além disso, destacou cases de sucesso em obras na Europa. Em outra palestra, Roberto Papaiz, presidente da Screenline e do Itec, Instituto Tecnológico da Construção Civil, destacou aspectos sobre o desempenho, estética, conforto acústico e sustentabilidade do que denominou a “janela do futuro”.

Fesqua 2018 - Vidrosom

A arquiteta, doutora em acústica e pesquisadora nas áreas de acústica arquitetônica e ambiental, Carolina Monteiro, representante da ProAcústica, apresentou as ações desenvolvidas para a elaboração do Mapa Piloto de Ruído de São Paulo. O gerente de desenvolvimento de mercado da Cebrace – uma joint-venture entre os dois maiores produtores de vidro plano do mundo -, Remy Dufrayer, mostrou como o vidro isola o ruído e as vantagens dos vidros laminados. Citou, como exemplo, o vidro laminado de 11 milímetros, com proteção solar cool lite, instalado no hotel Grand Meliá, no Rio de Janeiro. Luciana Teixeira, também da Cebrace, detalhou o projeto Habitat e os benefícios do vidro na proteção solar de residências.

A engenheira Michele Gleice da Silva, diretora técnica do Itec, falou sobre a importância de fornecer, especificar e utilizar esquadrias e guarda-corpos que atendam aos requisitos da norma de desempenho 15.575. Por último, Edison Claro de Moraes, presidente da ProAcústica, diretor da Universidade do Som e idealizador do VidroSom, apresentou novidades do último congresso Inter-Noise realizado em Chicago. “Percebi que a acústica veicular continua sendo a ‘vedete’ por lá”, afirmou.

Além disso, ele apresentou um vídeo que expõe os graves problemas acústicos enfrentados pelos vizinhos do Allianz Parque, a arena do Palmeiras, em dias de jogos de futebol ou de shows. “Quando se fala em desempenho de uma janela, o maior problema é do fabricante e não do instalador.” No encerramento, houve um debate, coordenado por Fernando Rosa, gerente executivo da Afeal, associação dos fabricantes de esquadrias de alumínio. A organização do evento instituiu um prêmio de desenho sobre o tema “a poluição sonora e a minha vida”. As alunas Isabelli Souza, da sexta série da escola estadual MMDC, e Karina Rodrigues, da Nova 4E, venceram o concurso e receberam dois notebooks como prêmio.

Fesqua 2018 - Vidrosom