Acústicos brasileiros participam do Euronoise

A equipe apresentou artigos e elegeu as conferências mais interessantes do evento realizado na ilha de Creta

Euronoise 2018

O Euronoise 2018, 11º Congresso Europeu e Exposição sobre Engenharia de Controle de Ruído, foi realizado em Creta, entre os dias 27 e 31 de maio passados. Acústicos e especialistas de todo o mundo estiveram presentes na ilha grega de Creta para discutir resultados de pesquisas recentes e inovações nas áreas de acústica de edificações, controle de ruído e vibrações, paisagem sonora e outros tópicos ligados ao tema. Foram apresentados 555 artigos.

A empresa associada Proacústica, Harmonia Acústica participou do congresso com uma equipe de sete pessoas. Foram apresentados seis artigos nas áreas de acústica de edificações, de salas e ambiental. Em contato com as mais recentes inovações em acústica, além de construir networkings com especialistas internacionais, a equipe elegeu algumas conferências plenárias: a do professor Dick Botteldooren e a de Gaetano Licitra que abordaram a acústica ambiental sob dois pontos de vista.

O primeiro abordou como conceitos de cidades inteligentes, internet das coisas e conectividade equivalente que criam novas oportunidades e ferramentas para o urban sound design. O segundo expôs as “luzes e sombras” da realização de mapas de ruído de acordo com os métodos comuns de avaliação do Cnossos-EU. Na última plenária, o professor Carl Hopkins tratou das pesquisas recentes e dos atuais desafios na predição e medição do isolamento acústico.

O Euronoise, uma das principais conferências organizadas pela European Acoustics Association, representa uma associação que reúne mais de 30 sociedades acústicas nacionais de toda a Europa.

Euronoise 2018