Agenda do InterLab é revista após pandemia

Agenda do InterLab é revista após pandemia

A quarentena imposta pela pandemia de Covid-19 alterou a rotina de boa parte da sociedade. Com o cronograma da 4ª edição InterLab – Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo não foi diferente. Os ensaios não foram completamente suspendidos, pois acontecem em ambientes controlados e com número restrito de pessoas no local. Porém, alguns laboratórios solicitaram reagendamento diante da situação principalmente àquelas empresas de fora de São Paulo, que precisam se deslocar via transporte aéreo para realizar os ensaios.

O programa conta hoje com 26 laboratórios e a agenda de 2020 foi iniciada na metade do mês de janeiro. Antes da pandemia, a previsão de término dos ensaios era em abril. Com a agenda prorrogada, o programa acumula cerca de dois meses de datas a serem remanejadas, mas esse processo ainda não teve início. Já realizaram os ensaios 14 laboratórios, restando 12, sendo que desses, 9 são de localidades que dependem de deslocamento aéreo para realizar o processo.

Os ensaios interlaboratoriais são uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permite conhecer o desempenho comparado aos dados obtidos pelos demais participantes. Os ensaios são necessários para o cumprimento do item “garantia da validade dos resultados”, da ABNT NBR ISO/IEC 17025, para laboratórios que tenham interesse em obter a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE.

O InterLab é uma forma de estimular a participação das empresas associadas e não associadas na aferição, controle de qualidade e melhoria contínua dos ensaios realizados em campo, por meio de medições. Nesta 4ª edição, o programa conta com os estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.