Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

A aplicação da Norma de Desempenho faz crescer a demanda por serviços de ensaios acústicos de campo

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Após ensaios, análises e elaboração dos relatórios finais, os laboratórios participantes conheceram os resultados do InterLab 2017, que cresceu 171% em participação.

Os relatórios finais do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica nas Edificações Edição 2017, foram entregues aos laboratórios participantes em final de agosto, concluindo um processo de oito meses entre ensaios, análises e emissão dos relatórios.

O programa pioneiro organizado e coordenado pela ProAcústica é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permite conhecer o seu desempenho comparativamente aos dados obtidos pelos demais participantes. É um tipo de ensaio onde diferentes laboratórios medem a mesma amostra que permanece invariável. Desta forma, pode ser assumido que as divergências dos resultados entre os diferentes laboratórios são causadas por fatores internos do próprio laboratório, como metodologia de ensaio do laboratório, qualificação dos técnicos, instrumentação de medida ou processamento dos dados e cálculos.

Analisando os resultados dos relatórios finais, o laboratório participante pode conhecer a exatidão do método de ensaio, de maneira a se conhecer a incerteza que tem os resultados dos ensaios realizados por um determinado método e avaliar o desempenho do laboratório para a realização de medições acústicas.

Os ensaios foram realizados em um condomínio residencial disponibilizado pela empresa EZTEC Empreendimentos e Participações S.A, na cidade de São Paulo. Foram destinadas duas unidades como “amostras”, que ficaram inalteradas e à disposição por 6 meses, período em que processaram as medições necessárias para todos os laboratórios participantes desta edição.

Segundo Juan Frias Pierrard, consultor técnico da ProAcústica e responsável pelo programa, “para um laboratório, a participação em um ensaio interlaboratorial e de proficiência constitui a única metodologia confiável para verificar se estão realizando os ensaios de forma adequada e com resultados corretos, uma ferramenta imprescindível na garantia da qualidade dos trabalhos”. Frias comenta que, “no passado já encontrei casos de laboratórios que levavam anos com ensaios que davam resultados errados e que só descobriram no momento que participavam de um ensaio interlaboratorial”.

Na primeira edição do InterLab, em 2012, cinco laboratórios participaram. Na segunda edição, de 2014, o número subiu para sete e, na terceira, deste ano, já são 19 laboratórios, crescimento de 171% em relação à edição anterior. Hoje o InterLab conta com  empresas de sete estados. No total, são 16 empresas associadas e três não associadas.

Por força de mercado no atendimento da Norma de Desempenho, é crescente a demanda por ensaios e preferencialmente por laboratórios acreditados. Isto impacta não somente as empresas associadas ProAcústica como os laboratórios mas, também, a indústria fornecedora e o mercado das construtoras e incorporadoras.

A ProAcústica, como pioneira neste programa e tendo realizado três edições, deve avançar inicialmente, através do recém-criado Grupo de Trabalho de Qualidade, no processo de simplificação de acreditação. Dessa maneira criará uma “autorregulamentação” acordando critérios e parâmetros para os requisitos mínimos de qualidade.

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

A acústica no topo

A acústica no topo

Em 1997, o arquiteto Nelson Dupré foi convidado pela Secretaria de Estado da Cultura a participar da concorrência para requalificar a estação ferroviária Júlio Prestes que seria adequada para o uso da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Três anos depois, a Sala São Paulo receberia o prêmio de honra do Instituto de Tecnologia Teatral dos Estados Unidos e o nome do consultor de acústica da obra, José Augusto Nepomuceno, ganharia repercussão internacional. Nesta entrevista, Nepomuceno, designado coordenador do grupo de trabalho Salas Especiais da ProAcústica, comenta o estado da arte de projetos acústicos no Brasil e lá fora.

A aplicação da Norma de Desempenho faz crescer a demanda por serviços de ensaios acústicos de campo

A aplicação da Norma de Desempenho faz crescer a demanda por serviços de ensaios acústicos de campo

Após ensaios, análises e elaboração dos relatórios finais, os laboratórios participantes conheceram os resultados do InterLab 2017, que cresceu 171% em participação.

Notícias

Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido, com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiência de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.


Desempenho acústico é destaque do vencedor

Tajarb é a primeira empresa a cumprir totalmente os 281 critérios e 232 regras da norma que implementa padrões de qualidade e conforto


Agenda