LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Bruno Covas regulamenta Mapa do Ruído de São Paulo

03/05/2019 - 17:21

Ato determina que prefeitura organize comitê gestor para articular a constituição do mapa que visa combater a poluição sonora na cidade

Um movimento da sociedade civil criado e encabeçado desde 2012 pela ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) e que contou com apoio de diversos setores da esfera pública, acadêmica e de órgãos técnicos alcança o seu principal objetivo na luta pelo combate à poluição sonora em São Paulo. Na quinta-feira, 2/3/2019, o prefeito Bruno Covas, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, decretou a regulamentação para elaboração do Mapa do Ruído Urbano da Cidade de São Paulo, previsto na Lei nº 16.499, de 20 de julho de 2016.

Na prática, o decreto determina a criação de um Grupo Gestor que será coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SMDU e deve envolver representantes das secretarias de Mobilidade e Transportes - SMT; do Verde e Meio Ambiente - SVMA; das Subprefeituras - SMSUB; e da secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - SMIT Grupo Gestor, para a elaboração do primeiro Mapa de Ruído de São Paulo.

Segundo o decreto, o mapa deve abranger prioritariamente a Macroárea de Urbanização Consolidada, os Eixos de Estruturação da Transformação Urbana, a Macroárea de Estruturação Metropolitana e para as Operações Urbanas Consorciadas - OUCs.

Para a consecução dos objetivos do Grupo Gestor, poderão ser firmadas com entidades privadas ou órgãos públicos parcerias previstas pela Lei Federal nº 13.019. Todos os Mapas do Ruído Urbano deverão ser disponibilizados em camada específica do Mapa Digital da Cidade - Geo Sampa.

Segundo o secretário Fernando Chucre, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, “a elaboração do Mapa do Ruído Urbano do Município, é importante para que sejam realizados estudos sobre as intervenções urbanas necessárias para o melhoramento da qualidade de vida das pessoas das regiões mais afetadas pelo alto nível de decibéis”.

ACESSE AQUI o documento original

Saiba mais sobre o Mapa Piloto do Centro de São Paulo
É lançado pela ProAcústica, o Mapa de Ruído Centro SP, elaborado para a área Operação Urbana Centro abrangendo o Centro Velho, Novo e regiões históricas da cidade de São Paulo.

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

ProAcústica lança campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais. Uma ação do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020.

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

A ação é parte da campanha #sonsqueamo e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21

Notícias

Queda na poluição inspira busca por soluções sustentáveis pós-pandemia

Grupos em São Paulo e outras cidades pedem que benefícios ambientais no isolamento sejam priorizados em políticas. No ano em que "a Terra parou", o dia mundial do meio ambiente, celebrado nesta sexta (5), passou a contar com um ar mais limpo, cidades menos ruidosas, flagrantes de animais circulando mais próximos das ocupações humanas, e dados fora da curva da emissão de gases-estufa, causadores do aquecimento global.


O Ano Internacional do Som e o Conforto Acústico

Entrevista com Luciano Nakad Marcolino, presidente executivo da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica - ProAcústica, na edição da Revista Contramarco de março-abril 2020


Agenda