Caminhada compartilha informações sobre a qualidade sonora dos ambientes urbanos

A Avenida Paulista foi palco, em clima de descontração, de uma luta global contra a poluição sonora nas grandes cidades marcando a realização da 1º Hush City Soundwalk, em setembro. A ação fez uso do aplicativo Hush City – ferramenta gratuita e colaborativa onde os usuários podem compartilhar informações sobre a qualidade sonora dos ambientes urbanos.

Em clima de descontração e, ao mesmo tempo, de conscientização por uma luta global contra a poluição sonora nas grandes cidades marcou a realização da 1º Hush City Soundwalk, realizada na Avenida Paulista, em um agradável sábado de setembro (28/09/19). A movimentação contou com cerca de 50 pessoas, entre elas, associados da ProAcústica e membros de entidades, profissionais liberais, colaboradores de empresas públicas e privadas e organizações sociais sensibilizadas pela causa.

A ação fez uso do aplicativo Hush City ferramenta gratuita e colaborativa onde os usuários podem compartilhar informações sobre a qualidade sonora dos ambientes urbanos.

Com um percurso de 1h30 e uma discussão em grupo ao final do trajeto, as área avaliadas durante a ação foram incluídas em mapa global acessível a todos os usuários do aplicativo, estimulando a busca consciente por qualidade do ambiente sonoro.

A Global Hush City Soundwalks, em São Paulo, nasceu da parceria entre a ProAcústica e o programa Global Hush City Soundwalks que promoveu, ao longo de setembro 2019, a primeira edição de caminhadas em 19 cidades pelo mundo, guiadas por líderes locais.

O aplicativo foi lançado em 2017 pela arquiteta e urbanista italiana, Antonella Radicchi, e funciona como instrumento de pesquisa sobre a paisagem sonora urbana. De acordo com a arquiteta, “as cidades estão cada vez mais barulhentas e o silêncio está se tornando um luxo para poucos de nós.”