Campanha #SonsQueAmo repercute nas redes sociais com compartilhamento de vídeos

O estalar da lenha queimando para aquecer o frio, o ruído da máquina que extrai o café, a água que cai para encher a banheira, os pingos da chuva que batem no telhado ou o bicar do pássaro no vidro. Esses são exemplos dos sons capturados pelos vídeos postados no site da campanha #SonsQueAmo – lançada em abril, pela ProAcústica – que fazem frente à imobilidade e ao silêncio causado pelo isolamento social da pandemia da Covid-19. A #SonsQueAmo – disponível para o compartilhamento de vídeos de sons que acalmam, emocionam e movem vai até 31 de outubro, repercutindo nas redes sociais. Até o momento foram 64 vídeos postados por pessoas de diferentes regiões do país, que se sensibilizaram com a ideia de mostrar que a vida é feita de som e que eles são bons para vida. 

Um dos objetivos mais singelos e impactantes da #SonsQueAmo aborda o remontar de penínsulas afetivas por meio de mensagens de carinho de quem se viu em novos momentos com a família ou sozinho. E reviver a sensação de continente social com os sons resgatados nesses momentos estão entre os objetivos da campanha #SonsQueAmo. A ideia é contribuir para que as pessoas não se tornem ilhas e com as demonstrações de afeto, gravadas em vídeos, criem pontes de afeto.

#SonsQueAmo vem trazer esperança, senso de pertencimento e coletividade. Uma plataforma para expor reproduções sonoras corriqueiras de gestos diários ou as iniciativas de pessoas que buscam contato e encontram no som o canal de expressão. Conversas nas janelas, músicas compartilhadas nas varandas, canto de pássaros identificados, mas antes despercebidos, trabalho envolvido pela brincadeira de crianças ao fundo, sons que passaram a tocar na alma e no coração com muita emoção.

Formas de boa convivência sonora nas cidades, no trânsito, nas casas, nos condomínios, hospitais e escolas são importantes para serem disseminadas por meio da #SonsQueAmo. Do som que amamos se contrapondo ao ruído que não gostamos, mas que são necessários para a manutenção da vida e constituem a nossa própria existência!

A campanha foi lançada como uma das ações de comemoração do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD) − um evento mundial de conscientização que propõe 60 segundos de silêncio a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana. Faz parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/2021, organizado pela International Commission for Acoustic (ICA), um empreendimento de caráter mundial, a partir de uma resolução da Unesco que reconhece a influência do som no equilíbrio dos seres humanos bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural no mundo atual.

Como participar

Recomenda-se gravar com um celular, preferencialmente na posição horizontal, um vídeo com áudio de no máximo sessenta segundos. O vídeo pode ser enviado via upload ou link do canal Youtube do internauta diretamente no hotsite da campanha – www.proacustica.org.br/inad/2020/ – ou, ainda, ser publicado como um feed na rede social Instagram acompanhado da #SonsQueAmo e marcando @associacaoproacustica. 

Os vídeos enviados pelo hotsite ou capturados da rede social irão compor um grande “mural de áudio visual público” com as contribuições individuais que expressem os sons que acalmam, emocionam, movem e que cada um mais ama!