Candidatura do Brasil para sediar Internoise

Presente no 43º Internoise, em Melbourne, na Austrália, a ProAcústica, em conjunto com a Sobrac, apresentou a candidatura do Brasil para sediar o evento em 2018, em Foz do Iguaçu.

A ProAcústica esteve presente no 43º Congresso Internacional de Engenharia de Controle de Ruído, Internoise 2014, em Melbourne, na Austrália, que aconteceu entre os dias 16 e 19 novembro, com o tema: “Melhorar o mundo através de Controle de Ruído”. O InterNoise, International Congress and Exposition on Noise Control Engineering é promovido pelo Instituto Internacional de Engenharia de Controle de Ruído (I-INCE), criado em 1974, que congrega profissionais e organizações do planeta relacionadas ao controle de ruídos, acústica e vibrações.

Na ocasião, o presidente da ProAcústica, Davi Akkerman, em conjunto com a Sobrac (Sociedade Brasileira de Acústica) apresentou, ao Congress Selection Committee (CSC), a candidatura do Brasil para sediar o Internoise 2018, em Foz do Iguaçu, com o apoio institucional da Federação Iberoamericana de Acústica (FIA) e do International Institute of Acoustics and Vibration (IIAV). Além disso, o presidente da ProAcústica Davi Akkerman foi eleito “member director of the board” do I-INCE, como representante da América do Sul para o período de 2015/2017.

Composto de palestras, exposição, minicursos e sessões técnicas, os principais temas do congresso foram: A aplicação do conceito de paisagem sonora com a gestão do ruído ambiente; Controle ativo de ruído e zonas de silêncio; A tecnologia e níveis aceitáveis ​​de ruído em aviões; Uma nova era para aplicações de controle ativo de ruído; Planejamento de parques eólicos e ruído de baixa frequência de turbinas; O impacto da acústica nas escolas na compreensão da fala e desempenho dos alunos; entre outros. O evento contou ainda com a Oficina de Jovens Profissionais, que abordou as questões de estudos de caso apresentados por especialistas de renome mundial e as discussões entre jovens profissionais e engenheiros veteranos no controle de ruído.