Comitê Brasileiro 24 vai aperfeiçoar a classificação de produtos seguros contra incêndio

A regulamentação do Corpo de Bombeiros estabelece parâmetros importantes para produtos da construção civil como a Instrução Técnica de flamabilidade IT-10. Mas o Comitê Brasileiro 24 (CB-24) investiga a fundo o tema da classificação de materiais seguros contra o fogo.

A especificação e a garantia de desempenho de produtos e materiais acústicos, além de responder aos imperativos do orçamento, da estética e da manutenção adequada, devem cumprir outros requisitos como a segurança contra incêndios e a reação ao fogo. A regulamentação do Corpo de Bombeiros avançou nos últimos anos com parâmetros importantes para produtos da construção civil como a Instrução Técnica de flamabilidade IT-10 (Controle de materiais de acabamento e de revestimento). Em outra frente, o Comitê Brasileiro 24 (CB-24), há mais de um ano, aprofunda o tema da classificação de produtos e materiais.

Para o coordenador do CB-24, o engenheiro civil Antonio Fernando Berto, do Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões do CETAC – Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a publicação da norma, prevista para 2017, deve abrir caminho para a certificação de produtos, tanto de proteção ativa como passiva. “No que se refere à proteção passiva, não estamos discutindo apenas as especificações arquitetônicas para materiais ou sistemas construtivos livres de riscos como sustentar a ignição, propagar chamas ou desenvolver calor e fumaça. O escopo da norma contempla a estrutura do edifício para que não perca a estabilidade e ruína”, explica Berto. Ele lembrou que o IPT trabalha com os temas relacionados à segurança contra fogo há mais de 40 anos.

Instrução Técnica IT Nº 10/2015 – Controle de materiais de acabamento e de revestimento | Acesse aqui

ABNT/CB-024 – Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio | Acesse aqui