LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Confira as etapas das Normas Técnicas

06/05/2020 - 12:16

Confira as etapas das Normas Técnicas

O trabalho desenvolvido pelas equipes dos Grupos de Trabalho da ProAcústica no processo de revisão, atualização e elaboração de normas técnicas ISO ou ABNT segue a todo vapor mesmo em meio à quarentena. É importante que toda a cadeia produtiva do setor de acústica acompanhe e participe da construção e melhoria das normativas que regem as múltiplas atividades do setor.

ABNT NBR 15575
Devido à quantidade de interessados de diversos setores da arquitetura e construção na revisão da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, o processo está em andamento desde o final de 2018. A análise se tornou bastante complexa e por isso foram estabelecidos Grupos de Trabalho formados por especialistas para a revisão de cada requisito.

Em 13 de novembro de 2019 houve uma reunião plenária não deliberativa para que os grupos apresentassem as avaliações e propostas de revisão nos desempenhos térmico, lumínico e acústico. As propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho em Acústica da ABNT 15575 foram apresentadas pelo relator Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica.

Até 31 de janeiro de 2020 foram recebidas contribuições e comentários do setor sobre as propostas apresentadas e o GT Acústica tem a tarefa de avaliá-las e após, ocorrerá a primeira reunião para debate sobre as contribuições aprovadas.

ABNT NBR 10151 e ABNT NBR 10152
Em nove de março de 2020 ocorreu uma reunião especial, por solicitação da diretoria da ABNT, da Comissão de Estudos 002:135.001 - Desemprenho Acústico de Edificações para a revisão e harmonização de alguns pontos das normas ABNT NBR 10151 e 10152. O objetivo não foi revisar a norma inteira e o processo não alterou nenhum requisito, por isso o resultado da errata não precisou passar por Consulta Pública. As erratas estão disponibilizadas de forma gratuita para os que já adquiriram a norma e acompanhará a versão original nas novas edições.

Nessa reunião de março, o coordenador do Comitê Acústica Ambiental da ProAcústica, Juan Frias Pierrard, foi nomeado como secretário da Comissão de Estudos 002:135.001 - Desemprenho Acústico de Edificações.

Principais novidades:

ABNT NBR 16425-4
A parte 4, que corresponde ao Sistema Ferroviário e que integra o 3º Projeto ABNT NBR 16425-4 Acústica - Medição e Avaliação de Níveis de Pressão Sonora Provenientes de Sistemas de Transportes, esteve em consulta nacional até o dia 27 de abril de 2020.

ABNT NBR 10151
Eventos culturais, com som amplificado e fogos de artifício não atendem aos requisitos da norma NBR 10151. A Comissão de Estudos entende que estas questões são atribuídas ao poder público, assim, acrescentou o seguinte texto: “Emissões sonoras ao ar livre, de interesse social, comuns em eventos religiosos, culturais e desportivos, entre outros, como, por exemplo, o disparo de fogos de artifício emissores de ruídos, shows com torres de alto falantes, trios elétricos, desfiles e ensaios carnavalescos em praças e vias públicas, podem não atender aos limites de níveis de pressão sonora recomendados nessa norma. Nesses casos, recomenda-se que acordos devam ser alcançados junto ao poder concedente”.

ABNT NBR 10151 e 10152
Em 31 de março de 2020 saíram erratas dessas duas normas. Houve a harmonização das normas na parte de instrumentação utilizadas para este fim.

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

ProAcústica lança campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais. Uma ação do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020.

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

A ação é parte da campanha #sonsqueamo e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21

Notícias

Queda na poluição inspira busca por soluções sustentáveis pós-pandemia

Grupos em São Paulo e outras cidades pedem que benefícios ambientais no isolamento sejam priorizados em políticas. No ano em que "a Terra parou", o dia mundial do meio ambiente, celebrado nesta sexta (5), passou a contar com um ar mais limpo, cidades menos ruidosas, flagrantes de animais circulando mais próximos das ocupações humanas, e dados fora da curva da emissão de gases-estufa, causadores do aquecimento global.


O Ano Internacional do Som e o Conforto Acústico

Entrevista com Luciano Nakad Marcolino, presidente executivo da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica - ProAcústica, na edição da Revista Contramarco de março-abril 2020


Agenda