Confira as etapas das Normas Técnicas

Confira as etapas das Normas Técnicas

O trabalho desenvolvido pelas equipes dos Grupos de Trabalho da ProAcústica no processo de revisão, atualização e elaboração de normas técnicas ISO ou ABNT segue a todo vapor mesmo em meio à quarentena. É importante que toda a cadeia produtiva do setor de acústica acompanhe e participe da construção e melhoria das normativas que regem as múltiplas atividades do setor.

ABNT NBR 15575
Devido à quantidade de interessados de diversos setores da arquitetura e construção na revisão da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, o processo está em andamento desde o final de 2018. A análise se tornou bastante complexa e por isso foram estabelecidos Grupos de Trabalho formados por especialistas para a revisão de cada requisito.

Em 13 de novembro de 2019 houve uma reunião plenária não deliberativa para que os grupos apresentassem as avaliações e propostas de revisão nos desempenhos térmico, lumínico e acústico. As propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho em Acústica da ABNT 15575 foram apresentadas pelo relator Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica.

Até 31 de janeiro de 2020 foram recebidas contribuições e comentários do setor sobre as propostas apresentadas e o GT Acústica tem a tarefa de avaliá-las e após, ocorrerá a primeira reunião para debate sobre as contribuições aprovadas.

ABNT NBR 10151 e ABNT NBR 10152
Em nove de março de 2020 ocorreu uma reunião especial, por solicitação da diretoria da ABNT, da Comissão de Estudos 002:135.001 – Desemprenho Acústico de Edificações para a revisão e harmonização de alguns pontos das normas ABNT NBR 10151 e 10152. O objetivo não foi revisar a norma inteira e o processo não alterou nenhum requisito, por isso o resultado da errata não precisou passar por Consulta Pública. As erratas estão disponibilizadas de forma gratuita para os que já adquiriram a norma e acompanhará a versão original nas novas edições.

Nessa reunião de março, o coordenador do Comitê Acústica Ambiental da ProAcústica, Juan Frias Pierrard, foi nomeado como secretário da Comissão de Estudos 002:135.001 – Desemprenho Acústico de Edificações.

Principais novidades:

ABNT NBR 16425-4
A parte 4, que corresponde ao Sistema Ferroviário e que integra o 3º Projeto ABNT NBR 16425-4 Acústica – Medição e Avaliação de Níveis de Pressão Sonora Provenientes de Sistemas de Transportes, esteve em consulta nacional até o dia 27 de abril de 2020.

ABNT NBR 10151
Eventos culturais, com som amplificado e fogos de artifício não atendem aos requisitos da norma NBR 10151. A Comissão de Estudos entende que estas questões são atribuídas ao poder público, assim, acrescentou o seguinte texto: “Emissões sonoras ao ar livre, de interesse social, comuns em eventos religiosos, culturais e desportivos, entre outros, como, por exemplo, o disparo de fogos de artifício emissores de ruídos, shows com torres de alto falantes, trios elétricos, desfiles e ensaios carnavalescos em praças e vias públicas, podem não atender aos limites de níveis de pressão sonora recomendados nessa norma. Nesses casos, recomenda-se que acordos devam ser alcançados junto ao poder concedente”.

ABNT NBR 10151 e 10152
Em 31 de março de 2020 saíram erratas dessas duas normas. Houve a harmonização das normas na parte de instrumentação utilizadas para este fim.