LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Confira as etapas das Normas Técnicas

06/05/2020 - 12:16

Confira as etapas das Normas Técnicas

O trabalho desenvolvido pelas equipes dos Grupos de Trabalho da ProAcústica no processo de revisão, atualização e elaboração de normas técnicas ISO ou ABNT segue a todo vapor mesmo em meio à quarentena. É importante que toda a cadeia produtiva do setor de acústica acompanhe e participe da construção e melhoria das normativas que regem as múltiplas atividades do setor.

ABNT NBR 15575
Devido à quantidade de interessados de diversos setores da arquitetura e construção na revisão da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, o processo está em andamento desde o final de 2018. A análise se tornou bastante complexa e por isso foram estabelecidos Grupos de Trabalho formados por especialistas para a revisão de cada requisito.

Em 13 de novembro de 2019 houve uma reunião plenária não deliberativa para que os grupos apresentassem as avaliações e propostas de revisão nos desempenhos térmico, lumínico e acústico. As propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho em Acústica da ABNT 15575 foram apresentadas pelo relator Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica.

Até 31 de janeiro de 2020 foram recebidas contribuições e comentários do setor sobre as propostas apresentadas e o GT Acústica tem a tarefa de avaliá-las e após, ocorrerá a primeira reunião para debate sobre as contribuições aprovadas.

ABNT NBR 10151 e ABNT NBR 10152
Em nove de março de 2020 ocorreu uma reunião especial, por solicitação da diretoria da ABNT, da Comissão de Estudos 002:135.001 - Desemprenho Acústico de Edificações para a revisão e harmonização de alguns pontos das normas ABNT NBR 10151 e 10152. O objetivo não foi revisar a norma inteira e o processo não alterou nenhum requisito, por isso o resultado da errata não precisou passar por Consulta Pública. As erratas estão disponibilizadas de forma gratuita para os que já adquiriram a norma e acompanhará a versão original nas novas edições.

Nessa reunião de março, o coordenador do Comitê Acústica Ambiental da ProAcústica, Juan Frias Pierrard, foi nomeado como secretário da Comissão de Estudos 002:135.001 - Desemprenho Acústico de Edificações.

Principais novidades:

ABNT NBR 16425-4
A parte 4, que corresponde ao Sistema Ferroviário e que integra o 3º Projeto ABNT NBR 16425-4 Acústica - Medição e Avaliação de Níveis de Pressão Sonora Provenientes de Sistemas de Transportes, esteve em consulta nacional até o dia 27 de abril de 2020.

ABNT NBR 10151
Eventos culturais, com som amplificado e fogos de artifício não atendem aos requisitos da norma NBR 10151. A Comissão de Estudos entende que estas questões são atribuídas ao poder público, assim, acrescentou o seguinte texto: “Emissões sonoras ao ar livre, de interesse social, comuns em eventos religiosos, culturais e desportivos, entre outros, como, por exemplo, o disparo de fogos de artifício emissores de ruídos, shows com torres de alto falantes, trios elétricos, desfiles e ensaios carnavalescos em praças e vias públicas, podem não atender aos limites de níveis de pressão sonora recomendados nessa norma. Nesses casos, recomenda-se que acordos devam ser alcançados junto ao poder concedente”.

ABNT NBR 10151 e 10152
Em 31 de março de 2020 saíram erratas dessas duas normas. Houve a harmonização das normas na parte de instrumentação utilizadas para este fim.

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

O som, o silêncio e as religiões são manifestações indissociáveis. Em muitos rituais o ápice espiritual acontece por caminhos que percorrem o subconsciente, tendo o som ou o silêncio como veículos para o alcance do transe, do êxtase ou do júbilo. Tambores, flautas, cantos, do gregoriano ao gospel à música clássica, além da fala humana dos sermões e pregações, formam o cenário sonoro em templos religiosos. Assim a acústica nesses espaços ganha protagonismo no processo de materialização de sentimentos, emoções e experiências. Efeito que bate forte em corações e mentes.

2020-2021 | Que os melhores desejos se propaguem no novo ano...

2020-2021 | Que os melhores desejos se propaguem no novo ano...

Ao final de 2020 desejamos saúde a todos! E, que o NOVO ANO nos reserve esperança, gratidão e resiliência. VIVA 2021!

Notícias

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes


Pandemia trouxe novo olhar sobre a morada

Artigo faz uma análise sobre o futuro do mercado imobiliário a partir das novas tendências. O home office não deve mais ser o quarto improvisado para atender a necessidades pontuais do trabalho. Ergonomia, iluminação natural e acústica, são pontos a serem considerados, num local que tende a ser cada vez mais incorporado à nova rotina.


Agenda