LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Encontro Nacional Sobrac reúne especialistas de todo Brasil

27/11/2018 - 01:07

O evento reuniu 164 trabalhos sobre acústica e vibrações, abrangendo 12 diferentes eixos temáticos proporcionando o intercâmbio de experiências de pesquisadores, docentes das universidades, estudantes e profissionais das empresas do setor.

Entre os dias 3 e 5 de outubro, a cidade de Porto Alegre foi sede do encontro anual da Sobrac. Promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio do Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo (MPArqUrb) e do Instituto Tecnológico de Desempenho e Construção Civil (itt Performance), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Acústica, a vigésima oitava edição do evento reuniu 164 trabalhos sobre acústica e vibrações, abrangendo 12 diferentes eixos temáticos, que foram apresentados em sessões orais e na modalidade de pôster. Neste ano, a área de acústica arquitetônica foi divida em duas: isolamento e condicionamento. As avaliações estiveram voltadas à norma brasileira de desempenho.

Nos três dias do evento, os encontros giraram em torno do intercâmbio de experiências de pesquisadores, docentes das universidades, estudantes e profissionais das empresas ligadas às diversas especialidades nas áreas de acústica e vibrações. Para a coordenadora geral do evento, Maria Fernanda de Oliveira, “o principal objetivo do evento foi alcançado: a troca de conhecimentos entre os responsáveis pela produção, difusão e aplicação de técnicas e processos em nossa área”.

O Sobrac 2018 marcou o início dos concursos para estudantes com a edição do primeiro Concurso Estudantil de Acústica Conrado Silva, para desafiar e estimular alunos dos cursos de graduação a propor uma solução para a correção acústica de ambientes de uso comum. O concurso busca encorajar graduandos à pesquisa de materiais a serem utilizados em estudos de condicionamento acústico, utilizando conceitos vistos em aula para a correção sonora de um ambiente. Foram inscritas 34 equipes e 12 trabalhos foram enviados para as duas categorias do concurso.

As participações nos eventos da Sobrac pretenderam fomentar a busca pela troca de experiências por parte de pesquisadores e profissionais da área, além de incentivar a presença de profissionais do Brasil e de outros países, na difusão de métodos e técnicas nas áreas de acústica e vibrações. A programação contou, entre outros, com a presença dos palestrantes Michael Vorländer, Jorge Patrício, Krisdany Cavalcante, Maria Fernanda de Oliveira e Helena Cortez. A mesa redonda sobre ruído ambiental e mapeamento teve a presença de Stelamaris Bertoli, da Sobrac, Maria Lygia Niemeyer, da UFRJ, Marcos Holtz, Vice-Presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica e, Nara Schimidt, da secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre. O mapa piloto de ruídos da cidade de São Paulo foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Marcos Holtz, mostrando a estratégia de divulgação e aspectos técnicos da elaboração.

Durante o evento foram apresentados workshops pelos patrocinadores das categorias ouro e prata, com 50 minutos para mostrar produtos e aplicações das empresas Owa, Bruel & Kjaer, 01dB Acoem, Vibranihil, Junseal e Multinova. Um aplicativo para celular rodou os trabalhos publicados, disponíveis para download antes do primeiro dia do evento. Os participantes fizeram visitas técnicas ao itt Performance da Unisinos, com guias dos laboratórios de acústica, desempenho ao fogo e de ensaios mecânicos.

Veja também

Nível de ruídos dobra quando Minhocão está aberto para veículos

Nível de ruídos dobra quando Minhocão está aberto para veículos

OMS afirma que excesso de barulho pode provocar doenças.

A acústica ganha relevância no mercado hoteleiro com mudanças no comportamento do público

A acústica ganha relevância no mercado hoteleiro com mudanças no comportamento do público

Ligada diretamente à sensação de conforto e privacidade dos ambientes de hotéis a acústica ganha mais relevância já que a mudança no perfil do comportamento do público e suas exigências aumentam a cada dia.

Soluções em conforto acústico direciona os talks e expositores do espaço ARQ+ Smart Construction na High Design Home & Office Expo

Soluções em conforto acústico direciona os talks e expositores do espaço ARQ+ Smart Construction na High Design Home & Office Expo

A ProAcústica participa pela segunda vez do espaço ARQ+ Smart Construction, durante a feira High Design, Home & Office Expo, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, entre os 21 e 23 de agosto.

Notícias

Urbanidade e barulho em Pinheiros. Os conflitos da cidade compacta na prática

Em alguns bairros de São Paulo, é possível sair de casa e andar a pé até a padaria, a farmácia, a escola, o ponto de ônibus, a academia e encontrar amigos. Mas também é possível se irritar com a barulheira do trânsito e dos bares.


Norma técnica sobre medição de ruídos tem nova edição

Revisada e publicada recentemente, a ABNT NBR 10151:2019 estabelece procedimentos para medir a avaliar níveis de pressão sonora em áreas habitadas.


Agenda