LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Engajamento associativo na reunião dos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho

24/09/2019 - 12:46

Com a participação maciça de representantes, a reunião sobre os Comitês Técnicos e os Grupos de Trabalho da ProAcústica, realizada em agosto, mostrou mais uma vez a importância da mobilização, organização e união associativa entre atores do mercado de acústica brasileiro. O encontro apresentou o andamento dos trabalhos realizados durante o biênio 2018/2019 e uma das novidades anunciadas foi a criação do Comitê Acústica de Salas.

Com a participação de 46 representantes de 27 empresas associadas − o que representa 36% dos 74 associados −, sendo 33 deles de forma presencial e 13 em participação à distância, a reunião sobre os Comitês Técnicos e os Grupos de Trabalho (GTs) da ProAcústica - Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, realizada em agosto, mostrou mais uma vez a importância da mobilização, organização e união associativa entre atores do mercado de acústica brasileiro.

Mesmo em cenário de crise econômica, a ProAcústica vem obtendo importantes conquistas institucionais graças à participação e ao trabalho sistemático dos associados nos Comitês Técnicos e GTs. O resultado vem fazendo da entidade uma referência para a mídia, setor público e sociedade nos temas de acústica ambiental e de espaços construídos, tendo como mote o uso de tecnologias a favor do bem estar, saúde e sustentabilidade.

Coordenada pela gerente de atividades técnicas, Priscila Wunderlich, a reunião apresentou o andamento dos trabalhos realizados durante o biênio 2018/-2019 e foi aberta por Edison Claro de Moraes, presidente, e Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas, seguindo com apresentações dos coordenadores dos comitês técnicos, Juan Frias (Acústica Ambiental), Davi Akkerman (Acústica nas Edificações), José Augusto Nepomuceno (Acústica de Salas), encerrando com um debate aberto entre os participantes.

Histórico dos Comitês

Uma das novidades anunciadas foi a criação do Comitê Acústica de Salas, que reúne os GTs empenhados em abordar aspectos teóricos e práticos de condicionamento e caracterização acústica de diferentes tipos de ambientes, de controle de ruído no interior de recintos e outros temas relacionados à área de acústica de salas. Os grupos são dinâmicos e contribuem para uma rica troca de experiências entre diversos profissionais, por meio do debate técnico, produção de conteúdo (para profissionais e leigos) e da discussão de normas.

O Comitê Acústica de Salas passa a coordenar os GTs Salas Especiais, Escolas - realocados do Comitê Edificações -, e do novo GT Controle de Ruído e Vibrações, que visa promover a discussão de critérios técnicos, soluções e boas práticas para o controle de ruído e vibrações de equipamentos e instalações prediais como mecânica, elétrica e hidráulica. Estas discussões técnicas e troca de experiências entre consultores, fabricantes e projetistas servem como base para a produção de estudos e materiais técnicos de consulta.

Já o Comitê Acústica Ambiental passa a integrar dois o GTs: o INAD e o NBR 10151. Dedicado ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (International Noise Awareness Day) - evento mundial que promove a conscientização sobre o impacto do ruído na vida cotidiana da população -, o GT INAD facilitará a organização das ações da ProAcústica realizadas nessa data. Em prol da campanha, desde 2012, todos os anos a associação organiza diversas ações de intervenção urbana e realiza atividades de grande impacto em locais icônicos da cidade de SP. O GT NBR 10151 (aprovado durante a reunião) foi uma demanda do próprio mercado que, segundo informou o coordenador Juan Frias, diante das muitas dúvidas de interpretação da norma NBR 10151:2019 geradas desde sua publicação, leva a necessidade de elaboração de um Manual ProAcústica orientativo e de esclarecimentos mais objetivos para a aplicação da mesma.

E para atuar de forma ativa na revisão e elaboração da nova versão da norma de que deverá suceder a ABNT NBR 12179:1992 foi criado o GT Norma de Tratamento Acústico - GT 10 ABNT que integrará o Comitê Acústica nas Edificações.

Além das atividades dos Comitês, foi comunicado, durante o evento, que a ProAcústica participa como representante do Brasil perante a ISO no grupo técnico ISO TC 43/SC 2 Building Acoustics. A representação é coordenada por Marcos Holtz, tendo como secretária Carolina Monteiro, que organiza o envio dos votos brasileiros referente às diversas normas elaboradas e revisadas pelo grupo.

Objetivos dos Comitês e GTs

Os Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho são importantes fóruns de participação e colaboração para as empresas associadas. Contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva de acústica e dos setores da construção civil, arquitetura, urbanismo, meio ambiente, entre outros.

A ProAcústica estrutura as atividades técnicas com vistas na produção e divulgação do conhecimento em acústica, como forma de incentivar o desenvolvimento do setor e as boas técnicas e qualidade dos serviços de acústica e vibrações.

Os GTs funcionam dentro dos comitês como fóruns onde se materializam os projetos. Eles abordam temas específicos e buscam integrar e reunir empresas associadas; incentivar a discussão e produção de conteúdo da comunidade técnica; desenvolver estudos de casos que gerem conhecimento, entre outros objetivos.

Veja também

28

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas que participaram da celebração de fim de ano da ProAcústica. Entre os convidados, Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da Comat/CBIC, fez questão de frisar que o Manual ProAcústica de Acústica Básica é de suma importância, ressaltando: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do manual, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.

Manual Acústica Básica: um guia  completo e didático com referências e preceitos técnicos

Manual Acústica Básica: um guia completo e didático com referências e preceitos técnicos

No dia 26 de novembro, durante o encontro anual entre os associados e convidados da associação, em evento realizado em São Paulo, foi lançado o Manual ProAcústica de Acústica Básica. Os fundamentos básicos da acústica em edificações foram reunidos na publicação como forma de facilitar o diálogo entre consultores, projetistas, arquitetos e clientes

Relator do Grupo de Trabalho de Acústica apresenta proposta de revisão dos requisitos da NBR 15575

Relator do Grupo de Trabalho de Acústica apresenta proposta de revisão dos requisitos da NBR 15575

Em meados de novembro, o vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, apresentou no Instituto de Engenharia, em São Paulo, a primeira proposta do Grupo de Especialistas sobre as mudanças nos requisitos de acústica para a ABNT NBR 15575 Norma de Desempenho. As sugestões são do Grupo de Trabalho da ABNT que trabalha no âmbito da Comissão de Estudo de Revisão (ABNT/CE-002:136.001).

Notícias

Aumento de barulho urbano leva cidades a procurarem soluções para mapear ruídos

Uma em cada três pessoas na Europa é exposta aos altos volumes durante o dia, e 20% não conseguem dormir bem pelo excesso de ruído


Norma de Desempenho completa seis anos: saiba o que mudou na ABNT NBR 15575

Atualmente em revisão, texto estabelece requisitos mínimos de desempenho para habitações


Agenda