Engenheira acústica assume a gerência de atividades técnicas da ProAcústica

Formada pela Universidade Federal de Santa Maria, Talita Pozzer vai acompanhar comitês e grupos de trabalho junto à ABNT e à ISO

Talita Pozzer

A ProAcústica acaba de contratar uma gerente de atividades técnicas para acompanhar os comitês e grupos de trabalho, nas formulações de normas técnicas junto à ABNT e à ISO. A função está a cargo da engenheira acústica formada pela Universidade Federal de Santa Maria, Talita Pozzer, que vai atuar também em atividades técnicas junto a entidades setoriais como o Secovi (na confecção de manuais de escopo e memoriais descritivos por desempenho), o Green Building Council (na certificação Casa) e a AsBEA (na classificação de materiais).

Para Talita, a crescente preocupação das pessoas com o ruído e a busca por melhor qualidade de vida impulsionam o mercado de trabalho na região sudeste do Brasil, em especial nas áreas de acústica de edificações, acústica de salas e acústica ambiental. A gerente de atividades técnicas fez mestrado em engenharia de produção, realizando estudo da técnica de beamforming que combina arranjos de microfones e material poroso. O estudo, realizado em conjunto com os professores Eric Brandão Carneiro e William D’Andrea Fonseca, da Universidade Federal de Santa Maria, consistiu em analisar como o material poroso, usado para proteger os microfones da incidência direta do vento, pode interferir na resposta do beamforming e na localização de fontes sonoras.

Segundo a engenheira, esse envolvimento com a ProAcústica vai proporcionar um crescimento profissional incalculável, pois exige um grau de informação e atualização elevado em diversas áreas da acústica. “Vou trabalhar pelo crescimento do mercado desse setor. Acredito que isso seja de grande importância para o desenvolvimento da acústica no país e fico honrada por fazer parte disso”, afirma Talita Pozzer.