LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Especialistas da ProAcústica participam de evento sobre o Mapa de Ruído de São Paulo

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



Debater os caminhos já percorridos até o atual momento, da regulamentação do Mapa de Ruído para a cidade de São Paulo, conforme a obrigatoriedade da Lei 16.499, sancionada em 2016, é um dos objetivos do evento "Mapa Sonoro da cidade de São Paulo". Organizado pela Divisão de Acústica do Instituto de Engenharia de São Paulo (IE), no dia 9 de novembro, das 19h30 às 21h, o evento trará palestrantes da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), que apresentarão um panorama sobre o movimento que luta pela implementação da ferramenta que pode ajudar a cidade no combate à poluição sonora.

O engenheiro Davi Akkerman, vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, abordará em retrospectiva os avanços que essa discussão vem obtendo nos últimos anos na cidade de São Paulo, através do poder legislativo, entidades setoriais e organizações da sociedade civil. Num esforço conjunto realizaram, em 2016, 2015 e 2014, as três edições da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, por ocasião do INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. O resultado foi a promulgação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que instituiu a obrigatoriedade de implantação do Mapa de Ruídos no Município de São Paulo.
 
As abordagens sobre o que é o mapa de ruído, sua importância para o futuro do planejamento e gestão urbana das grandes cidades, os aspectos relacionados ao diagnóstico, intervenção e cura da poluição sonora e os benefícios para a população e a cidade ficarão por conta do arquiteto Marcos Holtz, coordenador do Comitê Acústica Ambiental da entidade; e as ações do GT Grupo de Trabalho Mapa de Ruído da ProAcústica, cujo objetivo é definir uma metodologia padrão e harmonizar os aspectos técnicos através de estudos de caso reais e recentes - base para as melhores práticas em mapeamento de um futuro “Projeto Piloto” de Mapa Acústico para cidade de São Paulo, serão apresentadas pela gerente de atividades técnicas da associação, a engenheira Talita Pozzer.

O GT Mapa de Ruídos foi constituído logo após a realização do workshop “Introdução ao Mapeamento de Ruído”, que aconteceu em maio de 2017 e onde foram apresentadas as experiências globais mais recentes no combate ao desconforto sonoro urbano. O evento foi uma iniciativa da ProAcústica, com coordenação da SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento), responsável pela regulamentação da Lei Mapa de Ruído Urbano e com o apoio da SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente). O evento buscou informar e instrumentalizar “Gestores e Técnicos” do setor privado e das esferas públicas, principalmente as municipais, sobre a viabilidade do Mapa de Ruído Urbano para a cidade de São Paulo, bem como o entendimento das necessidades de diagnósticos e gestão dos impactos da poluição sonora, a identificação das ferramentas disponíveis, aspectos multidisciplinares de projetos, ações no campo técnico, comunicação, saúde, educação e o fundamental envolvimento da população.

Evento | Mapa Sonoro da cidade de São Paulo
Palestrantes | Davi Akkerman, Marcos Holtz e Talita Pozzer
Data | 09/11/2017
Horário | das 19h30 às 21h00
Local | Instituto de Engenharia
Endereço | Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP

O evento é gratuito!

Mais informações | Acesse aqui
Inscrições | Acesse aqui

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

A OMS e as comunidades de projetistas acústicos alertam para os distúrbios diretos e indiretos causados pelo desconforto sonoro. Além das fontes tradicionais, novos aparelhos e equipamentos geradores de ruído como as turbinas eólicas, os drones e o lixo sônico ocupam o espaço terrestre e aéreo.

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Transparência, persistência, união e muito trabalho deram o tom dos 7 anos de existência da ProAcústica. Nesse clima encerramos nossas atividades, no último 26 de novembro, quando em confraternização, celebramos rumo aos desafios reservados para o novo ano. Bom 2019 e obrigado!

Notícias

Réveillon na avenida Paulista terá queima de fogos silenciosa pela primeira vez

Lei proíbe fogos barulhentos; tradicional festa da Prefeitura de São Paulo terá apenas efeitos visuais


Conforto, Tecnologia e Futuro

ARQ+ Smart Construction, na High Design - Home & Office Expo, além de abrigar uma Ilha Acústica, espaço de 15 metros quadrados onde expositores da ProAcústica exibiram produtos e soluções para mercados residencial e corporativo, essa área foi palco sobre Conforto, Futuro e Tecnologia, sob a curadoria da Revista Projeto.


Agenda