Inter-Noise e EuroNoise são os dois grandes eventos internacionais de acústica de 2018

O Inter-Noise acontece em Chicago, Estados Unidos, e o EuroNoise reúne os acústicos mundiais em Creta, na Grécia. Dois artigos da ProAcústica serão apresentados no Inter-Noise

A edição de número 47 do International Congress and Exposition on Noise Control Engineering, Inter-Noise, acontece entre os dias 26 e 29 de agosto, em Chicago, Illinois. O tema deste ano será “O Impacto da Engenharia no Controle de Ruído” e a programação do evento trará soluções ambientais, produtos, equipamentos e máquinas.

O congresso, organizado pelo Instituto de Engenharia de Controle do Ruído dos Estados Unidos, o Ince-USA, com sede em Washington, representa o instituto internacional, o I-Ince que, na assembleia geral do International Institute of Noise Control Engeneering, reunida em Hamburgo, elegou o candidato brasileiro, o engenheiro Davi Akkerman, ex-presidente da ProAcústica, como representante da região pan-americana no Congress Selection Comitee.

Dois artigos inscritos pela ProAcústica serão apresentados no Inter-Noise: um sobre a a experiência do Mapa de Ruído Piloto para mostrar ao público mundial como uma cidade como São Paulo, até então, não levava em conta o ruído ambiental no planejamento urbano. De autoria de Talita Pozzer, Juan de Frias e Marcos Holtz, o artigo apresentará as premissas adotadas e os estudos realizados para execução desta primeira versão do mapa. O outro artigo mostrará as decisões técnicas e operacionais para rodar o software da simulação do mapa de ruído em grandes cidades, como o piloto para São Paulo, de Antonin Notário, da DataKustik, com as co-autorias de Marcos Holtz, Juan de Frias, Talita Pozzer e Nicolas Isnard.

O instituto internacional I-Ince, fundado em 1974 como um consórcio mundial de organizações ligadas ao controle de ruídos, vibrações e acústica, organiza o evento anual. Como está prevista uma rotatividade de continentes para sediar o congresso, ficou confirmado que, em 2021, o evento será na região pan-americana, quando deve acontecer a edição de número 50.

Antes do Inter-Noise, em maio – entre os dias 27 e 31 – ocorre na Grécia, o EuroNoise, na cidade de Hersonissos, em Creta, no Centro de Convenções Creta Maris. O comitê científico do evento pretende reunir profissionais com larga experiência em áreas ligadas à acústica e controle de ruídos. Organizada pela EAA, European Accoustics Associations, o EuroNoise já anunciou mais de 500 sessões e apresentações – além dos posters – um concurso de papers para estudantes, palestras e eventos paralelos.

Inter Noise e Euronoise 2018