Internoise em Hong Kong reúne cerca de 1.150 participantes em torno do tema central: “domar o ruído”

Entre os dias 27 e 30 de agosto ocorreu na China a 46a edição do congresso internacional Internoise e a exposição de produtos e serviços da área de engenharia de controle de ruídos

O Internoise 2017 aconteceu no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong, em torno do tema central “domando o ruído e movendo-se em silêncio”. Cerca de 1.150 participantes, sendo 30% estudantes, ouviram mais de 800 palestras sobre os mais diversos temas. Entre os países com maior presença estiveram, pela ordem, China, Japão, Hong Kong, Coreia do Sul, Alemanha, Estados Unidos, Suécia e França.

Do Brasil estiveram presentes: Edison Claro (presidente da ProAcústica), Davi Akkerman (vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica), Débora Barreto (da Audium) e Samir Gerges e Hermes Losso (da Universidade Federal de Santa Catarina). Foram apresentados quatro papers por brasileiros, sendo um por Davi Akkerman, representando a ProAcústica, sobre a norma de desempenho de edifícios residenciais; outros dois por Hermes Losso, da UFSC, sobre trabalhos de pesquisa a respeito do ruído aerodinâmico de aeronaves e materiais microperfurados. O outro paper foi ministrado por Samir Gerges, sobre amortecimento de partículas elastoméricas. Aconteceu ainda uma exposição de materiais, serviços, pesquisas, instrumentos e software de última geração relacionados ao tema, contando com cerca de 40 estandes.

A proposta de Washington DC como sede para o Internoise 2021, para a edição comemorativa dos 50 anos deste evento internacional, deverá contar com o apoio das associações brasileiras ProAcústica e Sobrac. A sugestão é que Brasil co-presida o encontro e organize um seminário satélite de um dia em Washington DC.