LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Manual Acústica Básica: um guia completo e didático com referências e preceitos técnicos

22/11/2019 - 12:07

No dia 26 de novembro, durante o encontro anual entre os associados e convidados da associação, em evento realizado em São Paulo, foi lançado o Manual ProAcústica de Acústica Básica. Os fundamentos básicos da acústica em edificações foram reunidos na publicação como forma de facilitar o diálogo entre consultores, projetistas, arquitetos e clientes.

Os fundamentos básicos da acústica em edificações foram reunidos no Manual Acústica Básica da ProAcústica lançado, no dia 26 de novembro, durante o encontro anual entre os associados e convidados da associação, em evento realizado em São Paulo. O material foi pensado como forma de facilitar o diálogo entre consultores, projetistas, arquitetos e clientes.

Além de uma visão ampla sobre os preceitos básicos de acústica, o manual traz os requisitos relacionados ao tema na norma ABNT NBR 15575, que ainda geram mui­tas dúvidas entre os atores do setor da construção civil. O objetivo, com isso, é tentar esclarecer os principais conceitos abordados durante o desenvolvimento de um projeto.

Dividido em oito capítulos, o manual aborda questões como conceitos básicos e terminologias; o som e suas propriedades; nível de pressão sonora; reverberação; condicionamento acústico; e isolamento acústico.

“O leitor, seja ele construtor ou comprador, além das referências às normas técnicas afins ao tema, encontrará desde fundamentos até conceitos técnicos determinantes para que sua experiência com o tema seja agradável”, afirma Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), autor do prefácio.

A publicação traz definições de terminologias acústicas para carac­terizar a eficiência dos produtos, bem como conceitos relacionados a descritores acústicos e índices utilizados pelos setores de esqua­drias, forros, revestimentos e demais materiais acústicos.

No capítulo 6, por exemplo, o manual relaciona um conjunto de normas técnicas criadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para garantir o conforto acústico ambiental em edificações habita­cionais que buscam assegurar o bem-estar dos indivíduos. Em seguida, a publicação traz um quiz para testar o conhecimento do leitor. As perguntas envolvem mitos e verdades sobre acústica e ajuda a fixar o conhecimento.

A publicação é uma iniciativa da ProAcústica por meio do Comitê Acústica nas Edificações - Grupo de Trabalho GT Acústica Básica, formado por representantes  das empresas associadas de projeto e consultoria acústica e de fabricantes de produtos acústicos. A realização dessa publicação foi viabilizada pelo patrocínio das empresas associadas Armstrong, Atenua Som, Aubicon, Isover Saint Gobain, OWA Sonex Brasil e Placo Saint Gobain.

O material está disponível para download gratuito, via cadastro básico - no Portal ProAcústica. Acesse: http://www.proacustica.org.br/publicacoes/manuais-tecnicos-sobre-acustica.html

Veja também

28

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas que participaram da celebração de fim de ano da ProAcústica. Entre os convidados, Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da Comat/CBIC, fez questão de frisar que o Manual ProAcústica de Acústica Básica é de suma importância, ressaltando: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do manual, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.

Manual Acústica Básica: um guia  completo e didático com referências e preceitos técnicos

Manual Acústica Básica: um guia completo e didático com referências e preceitos técnicos

No dia 26 de novembro, durante o encontro anual entre os associados e convidados da associação, em evento realizado em São Paulo, foi lançado o Manual ProAcústica de Acústica Básica. Os fundamentos básicos da acústica em edificações foram reunidos na publicação como forma de facilitar o diálogo entre consultores, projetistas, arquitetos e clientes

Relator do Grupo de Trabalho de Acústica apresenta proposta de revisão dos requisitos da NBR 15575

Relator do Grupo de Trabalho de Acústica apresenta proposta de revisão dos requisitos da NBR 15575

Em meados de novembro, o vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, apresentou no Instituto de Engenharia, em São Paulo, a primeira proposta do Grupo de Especialistas sobre as mudanças nos requisitos de acústica para a ABNT NBR 15575 Norma de Desempenho. As sugestões são do Grupo de Trabalho da ABNT que trabalha no âmbito da Comissão de Estudo de Revisão (ABNT/CE-002:136.001).

Notícias

Aumento de barulho urbano leva cidades a procurarem soluções para mapear ruídos

Uma em cada três pessoas na Europa é exposta aos altos volumes durante o dia, e 20% não conseguem dormir bem pelo excesso de ruído


Norma de Desempenho completa seis anos: saiba o que mudou na ABNT NBR 15575

Atualmente em revisão, texto estabelece requisitos mínimos de desempenho para habitações


Agenda