LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

02/05/2019 - 17:02

Lançado durante a Feicon Batimat 2019, a publicação resultou de um esforço do comitê de Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Com orientações para reduzir o ruído intrusivo e controlar as condições reverberantes em salas de aulas, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas representa uma contribuição à melhoria na aprendizagem de alunos e na redução nos níveis de estresse dos professores em ambientes escolares. Lançado em abril, durante a Feicon Batimat 2019, em São Paulo, a publicação, patrocinada pela ProAcústica, resultou de um esforço do Comitê Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica em Escolas

O guia segue o modelo prático e orientativo das edições anteriores. Interessa aos arquitetos, construtores, consultores de acústica, fornecedores, profissionais da educação e projetistas que colecionam informações a respeito dos critérios técni­cos e das boas práticas na elaboração do projeto acústico para escolas. O material está endereçado a projetos de salas de aula sem equipamentos de am­plificação de som e com piso plano.

Dividido em três abordagens temáticas principais, o manual reelabora conceitos básicos, terminologias e critérios técnicos sobre reverberação sonora, inteligibilidade da fala, absorção e isolamento acústicos; ruído residual em escolas, tempo de reverberação em salas de aula, análise do layout, paralelismo nas salas, portas e divisórias internas, além de sistemas de ventilação.

Sobre a questão da inteligibilidade da fala em ambientes de ensino, por exemplo, o manual apresenta pesquisas que mostram que a combinação excessiva de ruído residual e da reverberação em salas de aula impacta a qualidade da recepção do sinal da comunicação por meio de palavras; por isso, os principais parâmetros para melhorar a inteligibilidade da fala a serem analisados são o ruído residual e o tempo de reverberação.

Importante ferramenta para profissionais, o manual traz um alerta para as influências negativas que o ruído imprime ao processo de apren­dizagem, como a perda de atenção, a dificuldade de leitura e o déficit motivacional. Atividades como as leituras, com alta de­manda cognitiva para resolução de problemas e memória, costumam ser as mais afetadas pela exposição exagerada ao ruído.

O Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas está disponível para download gratuito, via cadastro básico - no Portal ProAcústica. ACESSE AQUI

Veja também

Nível de ruídos dobra quando Minhocão está aberto para veículos

Nível de ruídos dobra quando Minhocão está aberto para veículos

OMS afirma que excesso de barulho pode provocar doenças.

A acústica ganha relevância no mercado hoteleiro com mudanças no comportamento do público

A acústica ganha relevância no mercado hoteleiro com mudanças no comportamento do público

Ligada diretamente à sensação de conforto e privacidade dos ambientes de hotéis a acústica ganha mais relevância já que a mudança no perfil do comportamento do público e suas exigências aumentam a cada dia.

Soluções em conforto acústico direciona os talks e expositores do espaço ARQ+ Smart Construction na High Design Home & Office Expo

Soluções em conforto acústico direciona os talks e expositores do espaço ARQ+ Smart Construction na High Design Home & Office Expo

A ProAcústica participa pela segunda vez do espaço ARQ+ Smart Construction, durante a feira High Design, Home & Office Expo, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, entre os 21 e 23 de agosto.

Notícias

Urbanidade e barulho em Pinheiros. Os conflitos da cidade compacta na prática

Em alguns bairros de São Paulo, é possível sair de casa e andar a pé até a padaria, a farmácia, a escola, o ponto de ônibus, a academia e encontrar amigos. Mas também é possível se irritar com a barulheira do trânsito e dos bares.


Norma técnica sobre medição de ruídos tem nova edição

Revisada e publicada recentemente, a ABNT NBR 10151:2019 estabelece procedimentos para medir a avaliar níveis de pressão sonora em áreas habitadas.


Agenda