Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

Lançado durante a Feicon Batimat 2019, a publicação resultou de um esforço do comitê de Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Com orientações para reduzir o ruído intrusivo e controlar as condições reverberantes em salas de aulas, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas representa uma contribuição à melhoria na aprendizagem de alunos e na redução nos níveis de estresse dos professores em ambientes escolares. Lançado em abril, durante a Feicon Batimat 2019, em São Paulo, a publicação, patrocinada pela ProAcústica, resultou de um esforço do Comitê Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica em Escolas

O guia segue o modelo prático e orientativo das edições anteriores. Interessa aos arquitetos, construtores, consultores de acústica, fornecedores, profissionais da educação e projetistas que colecionam informações a respeito dos critérios técni­cos e das boas práticas na elaboração do projeto acústico para escolas. O material está endereçado a projetos de salas de aula sem equipamentos de am­plificação de som e com piso plano.

Dividido em três abordagens temáticas principais, o manual reelabora conceitos básicos, terminologias e critérios técnicos sobre reverberação sonora, inteligibilidade da fala, absorção e isolamento acústicos; ruído residual em escolas, tempo de reverberação em salas de aula, análise do layout, paralelismo nas salas, portas e divisórias internas, além de sistemas de ventilação.

Sobre a questão da inteligibilidade da fala em ambientes de ensino, por exemplo, o manual apresenta pesquisas que mostram que a combinação excessiva de ruído residual e da reverberação em salas de aula impacta a qualidade da recepção do sinal da comunicação por meio de palavras; por isso, os principais parâmetros para melhorar a inteligibilidade da fala a serem analisados são o ruído residual e o tempo de reverberação.

Importante ferramenta para profissionais, o manual traz um alerta para as influências negativas que o ruído imprime ao processo de apren­dizagem, como a perda de atenção, a dificuldade de leitura e o déficit motivacional. Atividades como as leituras, com alta de­manda cognitiva para resolução de problemas e memória, costumam ser as mais afetadas pela exposição exagerada ao ruído.

O Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas está disponível para download gratuito, via cadastro básico – no Portal ProAcústica. ACESSE AQUI