LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

02/05/2019 - 17:02

Lançado durante a Feicon Batimat 2019, a publicação resultou de um esforço do comitê de Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Com orientações para reduzir o ruído intrusivo e controlar as condições reverberantes em salas de aulas, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas representa uma contribuição à melhoria na aprendizagem de alunos e na redução nos níveis de estresse dos professores em ambientes escolares. Lançado em abril, durante a Feicon Batimat 2019, em São Paulo, a publicação, patrocinada pela ProAcústica, resultou de um esforço do Comitê Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica em Escolas

O guia segue o modelo prático e orientativo das edições anteriores. Interessa aos arquitetos, construtores, consultores de acústica, fornecedores, profissionais da educação e projetistas que colecionam informações a respeito dos critérios técni­cos e das boas práticas na elaboração do projeto acústico para escolas. O material está endereçado a projetos de salas de aula sem equipamentos de am­plificação de som e com piso plano.

Dividido em três abordagens temáticas principais, o manual reelabora conceitos básicos, terminologias e critérios técnicos sobre reverberação sonora, inteligibilidade da fala, absorção e isolamento acústicos; ruído residual em escolas, tempo de reverberação em salas de aula, análise do layout, paralelismo nas salas, portas e divisórias internas, além de sistemas de ventilação.

Sobre a questão da inteligibilidade da fala em ambientes de ensino, por exemplo, o manual apresenta pesquisas que mostram que a combinação excessiva de ruído residual e da reverberação em salas de aula impacta a qualidade da recepção do sinal da comunicação por meio de palavras; por isso, os principais parâmetros para melhorar a inteligibilidade da fala a serem analisados são o ruído residual e o tempo de reverberação.

Importante ferramenta para profissionais, o manual traz um alerta para as influências negativas que o ruído imprime ao processo de apren­dizagem, como a perda de atenção, a dificuldade de leitura e o déficit motivacional. Atividades como as leituras, com alta de­manda cognitiva para resolução de problemas e memória, costumam ser as mais afetadas pela exposição exagerada ao ruído.

O Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas está disponível para download gratuito, via cadastro básico - no Portal ProAcústica. ACESSE AQUI

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

ProAcústica lança campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais. Uma ação do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020.

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

A ação é parte da campanha #sonsqueamo e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21

Notícias

O Ano Internacional do Som e o Conforto Acústico

Entrevista com Luciano Nakad Marcolino, presidente executivo da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica - ProAcústica, na edição da Revista Contramarco de março-abril 2020


O silêncio da quarentena em todo o mundo está ajudando cientistas e sismólogos a captar os sons da Terra

O mundo inteiro está em silêncio. Este é um grande presente para cientistas e sismólogos, que estão ouvindo os sons da Terra como nunca antes


Agenda