LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Lançado durante a Feicon Batimat 2019, a publicação resultou de um esforço do comitê de Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Com orientações para reduzir o ruído intrusivo e controlar as condições reverberantes em salas de aulas, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas representa uma contribuição à melhoria na aprendizagem de alunos e na redução nos níveis de estresse dos professores em ambientes escolares. Lançado em abril, durante a Feicon Batimat 2019, em São Paulo, a publicação, patrocinada pela ProAcústica, resultou de um esforço do Comitê Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica em Escolas

O guia segue o modelo prático e orientativo das edições anteriores. Interessa aos arquitetos, construtores, consultores de acústica, fornecedores, profissionais da educação e projetistas que colecionam informações a respeito dos critérios técni­cos e das boas práticas na elaboração do projeto acústico para escolas. O material está endereçado a projetos de salas de aula sem equipamentos de am­plificação de som e com piso plano.

Dividido em três abordagens temáticas principais, o manual reelabora conceitos básicos, terminologias e critérios técnicos sobre reverberação sonora, inteligibilidade da fala, absorção e isolamento acústicos; ruído residual em escolas, tempo de reverberação em salas de aula, análise do layout, paralelismo nas salas, portas e divisórias internas, além de sistemas de ventilação.

Sobre a questão da inteligibilidade da fala em ambientes de ensino, por exemplo, o manual apresenta pesquisas que mostram que a combinação excessiva de ruído residual e da reverberação em salas de aula impacta a qualidade da recepção do sinal da comunicação por meio de palavras; por isso, os principais parâmetros para melhorar a inteligibilidade da fala a serem analisados são o ruído residual e o tempo de reverberação.

Importante ferramenta para profissionais, o manual traz um alerta para as influências negativas que o ruído imprime ao processo de apren­dizagem, como a perda de atenção, a dificuldade de leitura e o déficit motivacional. Atividades como as leituras, com alta de­manda cognitiva para resolução de problemas e memória, costumam ser as mais afetadas pela exposição exagerada ao ruído.

O Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas está disponível para download gratuito, via cadastro básico - no Portal ProAcústica. ACESSE AQUI

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Bicicletada e caminhada no Minhocão marcaram o Inad SP 2019

Bicicletada e caminhada no Minhocão marcaram o Inad SP 2019

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - Inad SP, a ProAcústica lançou o Mapa de Ruído Urbano Centro. O grande evento planetário para chamar a atenção sobre o problema do barulho urbano começou de manhã com a montagem de uma estação de medição sonora, na praça Roosevelt. À noite, um animado público passeou de à pé e de bicicleta pelo elevado com balões iluminados por LED para dar a Volta do Silêncio. A prefeitura tem anunciado a desativação gradual do elevado.

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

Lançado durante a Feicon Batimat 2019, a publicação resultou de um esforço do comitê de Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Notícias

Prefeitura inicia uma nova etapa de discussão do Parque Minhocão

Após a decisão da transformação do Elevado João Goulart em parque, o Município abre a primeira fase de consulta pública para colher contribuições para o desenvolvimento do projeto


Prefeitura regulamenta a elaboração do Mapa do Ruído Urbano da Cidade de São Paulo

Mapeamento vai possibilitar que o Município tenha um diagnóstico de ruído territorializado e orientar a adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade ambiental e urbanística da cidade


Agenda