LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

No combate à poluição sonora e aos problemas de saúde pública sai revisão da NBR 10151

25/06/2019 - 16:22

Representando um avanço para o setor da construção civil, bem como uma grande contribuição para o bem estar e saúde da população foi publicada, no último dia 31 de maio, a revisão da ABNT NBR 10151 Acústica-Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas.

Após grande processo de revisão os procedimentos de medição se tornaram mais técnicos, definidos e menos subjetivos. Ficaram mais claros e há menos espaço para interpretações dúbias na NBR 10151.  Desde a publicação da Resolução 001 de 1990, do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente, medições e critérios de avaliação de ruído estabelecidos pela norma são de aplicação obrigatória no que se refere à emissão de ruídos decorrentes de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política. A Resolução considera como prejudiciais à saúde e ao sossego público os níveis sonoros superiores aos considerados aceitáveis pela Norma NBR 10151.

Com a revisão foram inseridas ao texto original 20 páginas. Entre as novidades estão a inclusão de diferentes descritores de medição; o detalhamento dos procedimentos de ensaio para medições ambientais realizadas em locais internos e externos às edificações e alinhamento desses procedimentos com normas ISO e outras de países europeus; a inclusão do monitoramento sonoro de longa duração para fins de planejamento urbano; a definição de parâmetros quantificáveis para caracterização de som tonal e impulsivo; e a avaliação dos níveis sonoros realizada pelo ruído específico da fonte sonora avaliada.

A revisão da Norma foi motivada pela harmonização de procedimentos técnicos, tais como, em medições acústicas de ruído ambiental em ambientes externos e internos às edificações; na avaliação sonora ambiental de empreendimentos, instalações e eventos em áreas habitadas; no apoio ao poder público no processo de gestão e fiscalização de poluição sonora; e na orientação ao planejamento urbano de uso e ocupação do solo no processo de gestão e fiscalização de poluição sonora.

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

ProAcústica lança campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais. Uma ação do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020.

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

A ação é parte da campanha #sonsqueamo e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21

Notícias

O Ano Internacional do Som e o Conforto Acústico

Entrevista com Luciano Nakad Marcolino, presidente executivo da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica - ProAcústica, na edição da Revista Contramarco de março-abril 2020


O silêncio da quarentena em todo o mundo está ajudando cientistas e sismólogos a captar os sons da Terra

O mundo inteiro está em silêncio. Este é um grande presente para cientistas e sismólogos, que estão ouvindo os sons da Terra como nunca antes


Agenda