Normas Técnicas: saiba sobre o cronograma de trabalho da CEE 196

A pandemia da Covid-19 alterou as relações de trabalho de boa parte da sociedade. Esse processo tem causado mudanças importantes na elaboração, tradução e organização de Normas Técnicas, pelos Grupos de Trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), inclusive na Comissão de Estudo Especial de Acústica – CEE 196. Na última reunião, online, no dia 24/6, o principal tema debatido foi a aprovação do texto da ABNT NBR 16425-2: Acústica – Medição e Avaliação de Níveis de Pressão Sonora Provenientes de Sistemas de Transportes – Parte 2: Sistema de Transporte Aéreo. O texto em breve será submetido à consulta pública.

Ao contrário do que muitos imaginavam, o trabalho remoto tem causado efeito positivo em vários setores, encurtando distâncias, diminuído a circulação de pessoas e, em muitos casos, aumentando a produtividade. De acordo com Priscila Wunderlich, gerente técnica da ProAcústica, os trabalhos online estão fluindo até de forma mais intensa na CEE 196. A ABNT implantou uma plataforma de reuniões que permite o acesso dos usuários de qualquer computador e, até do celular, às reuniões. Isso, além de diminuir os custos com deslocamentos de pessoas, está aumentando a produtividade e a quantidade de participantes por reunião”, afirma.

Ainda sobre ABNT NBR 16425-2, foram quase dois anos de trabalho com a relatoria de Carlos Henrique Gomes, especialista em Certificação de Ruído da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A norma, que sofreu mudança na nomenclatura, antes conhecida por Sistema Aeroviário, tem chances de ser publicada este ano, após consulta pública. A parte 1 da ABNT NBR 16425 foi publicada em 2016 e define os aspectos gerais da norma. Sobre a medição e avaliação sonora do transporte aquaviário (parte 3) as atividades ainda não tiveram início. Quanto às partes que medem e avaliam o ruído no sistema metroviário e rodoviário (5 e 6), os textos estão em processo de finalização. Já a parte 4, que aborda o ruído no sistema ferroviário, o texto foi publicado no dia 19/06/2020.

Outro aspecto debatido na reunião foi a reativação dos grupos de trabalho: Acústica Ambiental e Terminologia em Acústica, no âmbito da CEE 196. O primeiro trabalhará as questões relacionadas ao processo de elaboração de Mapas de Ruído, com a possibilidade de ser lançado pela ABNT um guia com procedimentos para ajudar órgãos públicos a implantarem em suas cidades. O segundo GT irá revisar a ABNT NBR 16313: Acústica – Terminologia.

No que diz respeito às traduções de normas, as famílias ISO 16283 e ISO 10140 estão sendo trabalhadas pelo grupo desde 2018. Estas normas tratam do procedimento de medição, em campo e em laboratório, de isolamento acústico de elementos de edificações.

A tradução da família ISO 16283 já foi iniciada e a Parte 1 (isolamento a ruído aéreo) publicada como norma brasileira em 2018. A ISO 16283-2 (isolamento a ruído de impacto) e 16283-3 (isolamento de fachada a ruído aéreo) estão em processo de tradução e a previsão é que ambas estejam publicadas até o primeiro semestre de 2021. A tradução da família ISO 10140 está sendo iniciada e a parte 1 está em processo final de tradução.

A ISO 10847: Acoustics – In-situ determination of insertion loss of outdoor noise barriers of all types (Acústica – Determinação in situ da perda por inserção das barreiras acústicas externas de todos os tipos) está sendo traduzida, com previsão de término nesse ano.