LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Normas Técnicas: saiba sobre o cronograma de trabalho da CEE 196

12/07/2020 - 13:42

A pandemia da Covid-19 alterou as relações de trabalho de boa parte da sociedade. Esse processo tem causado mudanças importantes na elaboração, tradução e organização de Normas Técnicas, pelos Grupos de Trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), inclusive na Comissão de Estudo Especial de Acústica - CEE 196. Na última reunião, online, no dia 24/6, o principal tema debatido foi a aprovação do texto da ABNT NBR 16425-2: Acústica - Medição e Avaliação de Níveis de Pressão Sonora Provenientes de Sistemas de Transportes - Parte 2: Sistema de Transporte Aéreo. O texto em breve será submetido à consulta pública.

Ao contrário do que muitos imaginavam, o trabalho remoto tem causado efeito positivo em vários setores, encurtando distâncias, diminuído a circulação de pessoas e, em muitos casos, aumentando a produtividade. De acordo com Priscila Wunderlich, gerente técnica da ProAcústica, os trabalhos online estão fluindo até de forma mais intensa na CEE 196. A ABNT implantou uma plataforma de reuniões que permite o acesso dos usuários de qualquer computador e, até do celular, às reuniões. Isso, além de diminuir os custos com deslocamentos de pessoas, está aumentando a produtividade e a quantidade de participantes por reunião”, afirma.

Ainda sobre ABNT NBR 16425-2, foram quase dois anos de trabalho com a relatoria de Carlos Henrique Gomes, especialista em Certificação de Ruído da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A norma, que sofreu mudança na nomenclatura, antes conhecida por Sistema Aeroviário, tem chances de ser publicada este ano, após consulta pública. A parte 1 da ABNT NBR 16425 foi publicada em 2016 e define os aspectos gerais da norma. Sobre a medição e avaliação sonora do transporte aquaviário (parte 3) as atividades ainda não tiveram início. Quanto às partes que medem e avaliam o ruído no sistema metroviário e rodoviário (5 e 6), os textos estão em processo de finalização. Já a parte 4, que aborda o ruído no sistema ferroviário, o texto foi publicado no dia 19/06/2020.

Outro aspecto debatido na reunião foi a reativação dos grupos de trabalho: Acústica Ambiental e Terminologia em Acústica, no âmbito da CEE 196. O primeiro trabalhará as questões relacionadas ao processo de elaboração de Mapas de Ruído, com a possibilidade de ser lançado pela ABNT um guia com procedimentos para ajudar órgãos públicos a implantarem em suas cidades. O segundo GT irá revisar a ABNT NBR 16313: Acústica - Terminologia.

No que diz respeito às traduções de normas, as famílias ISO 16283 e ISO 10140 estão sendo trabalhadas pelo grupo desde 2018. Estas normas tratam do procedimento de medição, em campo e em laboratório, de isolamento acústico de elementos de edificações.

A tradução da família ISO 16283 já foi iniciada e a Parte 1 (isolamento a ruído aéreo) publicada como norma brasileira em 2018. A ISO 16283-2 (isolamento a ruído de impacto) e 16283-3 (isolamento de fachada a ruído aéreo) estão em processo de tradução e a previsão é que ambas estejam publicadas até o primeiro semestre de 2021. A tradução da família ISO 10140 está sendo iniciada e a parte 1 está em processo final de tradução.

A ISO 10847: Acoustics - In-situ determination of insertion loss of outdoor noise barriers of all types (Acústica - Determinação in situ da perda por inserção das barreiras acústicas externas de todos os tipos) está sendo traduzida, com previsão de término nesse ano.

Veja também

28

Inter-Noise Seul 2020 terá plataforma digital e inscrições com preços reduzidos

Inter-Noise Seul 2020 terá plataforma digital e inscrições com preços reduzidos

Uma plataforma global, digital e online para o compartilhamento de conhecimento sobre acústica é o que promete ser o 49º Congresso e Exposição Internacional de Engenharia de Controle de Ruído (Inter-Noise – Seul - 2020), que acontecerá de 23 a 26 de agosto, na Coreia do Sul.

Normas Técnicas: saiba sobre o cronograma de trabalho da CEE 196

Normas Técnicas: saiba sobre o cronograma de trabalho da CEE 196

A pandemia da Covid-19 alterou as relações de trabalho de boa parte da sociedade. Esse processo tem causado mudanças importantes na elaboração, tradução e organização de Normas Técnicas, pelos Grupos de Trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), inclusive na Comissão de Estudo Especial de Acústica - CEE 196.

Campanha #SonsQueAmo repercute nas redes sociais com compartilhamento de vídeos

Campanha #SonsQueAmo repercute nas redes sociais com compartilhamento de vídeos

O estalar da lenha queimando para aquecer o frio, o ruído da máquina que extrai o café, a água que cai para encher a banheira, os pingos da chuva que batem no telhado ou o bicar do pássaro no vidro. Esses são exemplos dos sons capturados pelos vídeos postados no site da campanha #SonsQueAmo - lançada em abril, pela ProAcústica - que fazem frente à imobilidade e ao silêncio causado pelo isolamento social da pandemia da Covid-19.

Notícias

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes


Pandemia trouxe novo olhar sobre a morada

Artigo faz uma análise sobre o futuro do mercado imobiliário a partir das novas tendências. O home office não deve mais ser o quarto improvisado para atender a necessidades pontuais do trabalho. Ergonomia, iluminação natural e acústica, são pontos a serem considerados, num local que tende a ser cada vez mais incorporado à nova rotina.


Agenda