Nova York adota selo que indica se quartos de hotéis são silenciosos

O Knowledge Center Sound Insulation (KCSI), empresa holandesa de acústica e isolamento sonoro, criou um selo de “quarto silencioso” para hotéis. Os quartos podem receber uma, duas ou três estrelas: na categoria 3, o volume máximo de ruído admitido é de 54 decibéis.

Uma reportagem no New York Times, em junho deste ano, mostrou que agora os hotéis de Nova York terão selo para classificar quartos mais silenciosos. No momento em que esses estabelecimentos estão transformando saguões em bares e salas de jogos para atrair a geração do milênio, dormir parece a última das razões para escolher um deles. Até hoje, para encontrar um quarto silencioso, turistas dependem de informações de amigos ou de sites como Expedia e TripAdvisor.

O KCSI está tentando tornar as coisas mais transparentes ao testar quartos de hotel e oferecer serviços de isolamento sonoro. Eles classificam os quartos com uma, duas ou três estrelas em termos de silêncio: na categoria 3, o volume máximo de ruído admitido é de 54 decibéis, o que equivale ao zumbido de um refrigerador.

Em março, a entidade anunciou que o Doubletree by Hilton de Amsterdã havia conquistado o selo “quarto silencioso”, seguido pelo Hilton Paris Orly Airport. Unidades das redes Apollo e Golden Tulip também contam com o selo, obtido ainda pela Accor e pela Van der Valk. Os hotéis qualificados podem exibir a placa de “quartos silenciosos disponíveis”.

Hotéis que não são inspecionados podem submeter documentação que inclui plantas e fotos dos quartos para receber uma certificação. O isolamento sonoro pode oferecer o melhor dos dois mundos, pois não força o hotel a optar por ser uma biblioteca ou uma discoteca.

Marcas como a Four Seasons oferecem máquinas de “ruído branco” e janelas com proteção acústica. A Crowne Plaza, do grupo InterContinental, começou a adotar, em outubro, leitos com cabeceiras acolchoadas e curvas que, em testes com consumidores, demonstraram 30% de melhora na redução de ruídos.

Além disso, nos últimos dois anos introduziu as chamadas “zonas de silêncio” em seus hotéis, para hóspedes que desejem vizinhos de quarto silenciosos como eles. A medida é parte do programa Sleep Advantage, que inclui kits de aromaterapia, roupas de cama luxuosas e uma zona onde não há limpeza ou manutenção de domingos a quintas, das 21h às 10h. Se tudo isso falhar, há aparelhos no mercado para provocar “ruído branco” individual, que se sobrepõe à conversa de vizinhos de quarto, vozes no corredor e até roncos muito altos.

Saiba mais: http://www.quiethotelroom.org/en/

Saiba mais: https://vimeo.com/111829576