Países europeus contam com o Noise Watch, aplicativo para medir ruído a partir de celulares

“De olho no ruído”, é um aplicativo para celulares lançado pela EEA (Agência Europeia do Meio Ambiente) que, por meio de sensores, proporciona aos cidadãos a oportunidade medir o nível de ruído, e enviar informações para compor mapas de ruído mais amplos de locais específicos das cidades.

Noise Watch”, ou de olho no ruído, é um aplicativo para celulares lançado pela EEA (Agência Europeia do Meio Ambiente) que, por meio de sensores, proporciona aos cidadãos a oportunidade medir o nível de ruído, e enviar informações para compor mapas de ruído mais amplos de locais específicos das cidades. Essas informações sobre ruídos são adicionadas aos sistemas já existentes para detectar poluição da água (Water Watch) e do ar (Air Watch), oferecendo aos munícipes um conjunto de ferramentas para monitorar os vários tipos de poluição. A EEA convoca todos os países europeus a colaborarem com o fornecimento de informações exigidas pela Diretiva de Ruído Ambiental, pois a poluição sonora é um problema de todos.

A EEA produz avaliações do impacto do ruído que visam cobrir todas as áreas geográficas da Europa mais afetadas pela grande rede de transportes e fontes de ruído industrial. A agência informa que pelo menos 100 milhões de cidadãos europeus estão expostos a níveis de ruído prejudiciais à saúde. Esses aplicativos portáteis, apesar de fornecerem uma visão pessoal, também são um meio para detectar tendências mais amplas, contribuindo para a redução da poluição sonora no planeta. A EEA continua na busca de inovações visando novas aplicações para a detecção e feedback dos cidadãos, procurando desenvolver redes de sensores para melhorar a troca de informações.