LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Parceira entre a ProAcústica e o Secovi gera a terceira edição do Manual de Escopo de Acústica

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A nova edição do Manual de Escopo de Projetos e Serviços de Acústica inclui o capítulo sobre gestão para atendimento à norma de desempenho e o modelo de memorial descritivo. Diretores, gerentes e coordenadores de desenvolvimento de produto e projetos para a indústria imobiliária discutiram a nova versão do guia em evento no Secovi de São Paulo.

O Secovi de São Paulo organizou o primeiro Fórum de Projetos para Incorporação e Construção e, durante o evento, foi lançada a terceira edição do Manual de Escopo de Projetos e Serviços de Acústica, que inclui o novo capítulo sobre gestão para atendimento à norma de desempenho e o modelo de memorial descritivo de projeto de edificações habitacionais. O fórum, voltado para diretores, gerentes e coordenadores de desenvolvimento de produto e projetos para a indústria imobiliária, revelou essa versão do guia de utilização dos escopos, agora reeditado com alguns complementos e orientações para o uso deste novo conteúdo. A publicação integra uma parceira de longa data entre a ProAcústica e o Secovi-SP e podem ser acessados pelo site www.manuaisdeescopo.com.br.

Os manuais foram atualizados para atender à Norma de Desempenho ABNT NBR 15575. Com essa atualização, os requisitos e responsabilidades de todos os agentes do setor imobiliário serão afetados. As principais mudanças - debatidas durante o fórum - visam aperfeiçoar o desenvolvimento dos projetos de edificações. “O evento deu início ao processo de discussão sobre as necessidades de aperfeiçoamento de todo o fluxo de desenvolvimento de projeto de edificações no mercado imobiliário e de todos os relacionamentos entre as partes”, acredita Marcos Velletri, coordenador geral dos manuais de escopo do Secovi SP e palestrante durante o fórum.

Outros participantes como titulares, coordenadores e profissionais de empresas de projeto, fabricantes de componentes e sistemas construtivos acompanharam os modelos de memoriais descritivos e os temas relacionados ao atendimento da norma de desempenho. Entre os palestrantes, a coordenadora técnica da NGI, Maria Angélica Covelo Silva, falou sobre a necessidade de mudanças nas práticas de mercado no momento da contratação do projeto (para a efetiva prática destes escopos), e o executivo da construtora Tecnum, Jorge Batlouni Neto, do SindusCon-SP, abordou as temáticas em torno do papel do projeto no desempenho de sistemas construtivos.

Constantino Bueno Frollini, da indústria de Cerâmicas City, apresentou uma visão geral do processo de revisão da norma de desempenho e como esse aperfeiçoamento afetará os projetos; Fábio Villas Bôas, coordenador do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP, coordenador da comissão de Estudos de Revisão da ABNT NBR 15575 e diretor da Tecnisa, demonstrou a relação entre o desempenho do projeto, a redução de custos para o incorporador ou construtor e o valor agregado pelos projetos à venda no mercado imobiliário.

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Bicicletada e caminhada no Minhocão marcaram o Inad SP 2019

Bicicletada e caminhada no Minhocão marcaram o Inad SP 2019

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - Inad SP, a ProAcústica lançou o Mapa de Ruído Urbano Centro. O grande evento planetário para chamar a atenção sobre o problema do barulho urbano começou de manhã com a montagem de uma estação de medição sonora, na praça Roosevelt. À noite, um animado público passeou de à pé e de bicicleta pelo elevado com balões iluminados por LED para dar a Volta do Silêncio. A prefeitura tem anunciado a desativação gradual do elevado.

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

Lançado durante a Feicon Batimat 2019, a publicação resultou de um esforço do comitê de Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Notícias

Prefeitura inicia uma nova etapa de discussão do Parque Minhocão

Após a decisão da transformação do Elevado João Goulart em parque, o Município abre a primeira fase de consulta pública para colher contribuições para o desenvolvimento do projeto


Prefeitura regulamenta a elaboração do Mapa do Ruído Urbano da Cidade de São Paulo

Mapeamento vai possibilitar que o Município tenha um diagnóstico de ruído territorializado e orientar a adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade ambiental e urbanística da cidade


Agenda