Parceria entre a ProAcústica e o Secovi gera a terceira edição do Manual de Escopo de Acústica

A nova edição do Manual de Escopo de Projetos e Serviços de Acústica inclui o capítulo sobre gestão para atendimento à norma de desempenho e o modelo de memorial descritivo. Diretores, gerentes e coordenadores de desenvolvimento de produto e projetos para a indústria imobiliária discutiram a nova versão do guia em evento no Secovi de São Paulo.

O Secovi de São Paulo organizou o primeiro Fórum de Projetos para Incorporação e Construção e, durante o evento, foi lançada a terceira edição do Manual de Escopo de Projetos e Serviços de Acústica, que inclui o novo capítulo sobre gestão para atendimento à norma de desempenho e o modelo de memorial descritivo de projeto de edificações habitacionais. O fórum, voltado para diretores, gerentes e coordenadores de desenvolvimento de produto e projetos para a indústria imobiliária, revelou essa versão do guia de utilização dos escopos, agora reeditado com alguns complementos e orientações para o uso deste novo conteúdo. A publicação integra uma parceira de longa data entre a ProAcústica e o Secovi-SP e podem ser acessados pelo site www.manuaisdeescopo.com.br.

Os manuais foram atualizados para atender à Norma de Desempenho ABNT NBR 15575. Com essa atualização, os requisitos e responsabilidades de todos os agentes do setor imobiliário serão afetados. As principais mudanças – debatidas durante o fórum – visam aperfeiçoar o desenvolvimento dos projetos de edificações. “O evento deu início ao processo de discussão sobre as necessidades de aperfeiçoamento de todo o fluxo de desenvolvimento de projeto de edificações no mercado imobiliário e de todos os relacionamentos entre as partes”, acredita Marcos Velletri, coordenador geral dos manuais de escopo do Secovi SP e palestrante durante o fórum.

Outros participantes como titulares, coordenadores e profissionais de empresas de projeto, fabricantes de componentes e sistemas construtivos acompanharam os modelos de memoriais descritivos e os temas relacionados ao atendimento da norma de desempenho. Entre os palestrantes, a coordenadora técnica da NGI, Maria Angélica Covelo Silva, falou sobre a necessidade de mudanças nas práticas de mercado no momento da contratação do projeto (para a efetiva prática destes escopos), e o executivo da construtora Tecnum, Jorge Batlouni Neto, do SindusCon-SP, abordou as temáticas em torno do papel do projeto no desempenho de sistemas construtivos.

Constantino Bueno Frollini, da indústria de Cerâmicas City, apresentou uma visão geral do processo de revisão da norma de desempenho e como esse aperfeiçoamento afetará os projetos; Fábio Villas Bôas, coordenador do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP, coordenador da comissão de Estudos de Revisão da ABNT NBR 15575 e diretor da Tecnisa, demonstrou a relação entre o desempenho do projeto, a redução de custos para o incorporador ou construtor e o valor agregado pelos projetos à venda no mercado imobiliário.