Presidente da ProAcústica fala sobre Norma de Desempenho na Feicon Batimat 2013

No próximo dia 12 de março, Davi Akkerman, presidente da ProAcústica,  fará palestra sobre “Aspectos de acústica incorporados à Norma de Desempenho”, no Seminário da Asbea, durante a Feicon|Batimat 2013.

Padrões mínimos de qualidade para edificações são estabelecidos pela norma NBR 15.575, documento também conhecido como Edificações Habitacionais – Desempenho. Depois de cinco anos de elaboração, o texto, institui níveis mínimos de qualidade em diversos quesitos, como desempenho acústico, térmico e lumínico. Além disso, define a vida útil dos diversos sistemas de uma edificação, como estrutura, paredes, revestimento e pisos. O cumprimento da norma começará a ser exigido a partir de junho de 2013. Diante das mudanças trazidas pela norma, a AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura) e a Feicon Batimat – 19º Salão Internacional da Construção, em seu Núcleo de Conteúdo, apresentarão o Seminário “Saiba como a Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575, que entrou em vigor a partir de 19/02/13, impacta o projeto de arquitetura e a obra“, no dia 12 de março (Hotel Holiday Inn Parque Anhembi).

Em relação às mudanças na área de acústica das edificações, Davi Akkerman, presidente da ProAcústica  (Associação Brasileira para Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) fará palestra “Conforto Acústico: os requisitos de desempenho acústico sob o ponto de vista do projeto de arquitetura e dos materiais” em 12/03/13, às 15h50, com destaque ao importante capítulo de desempenho acústico nas edificações. A NBR 15.575 trata de três classes de desempenho acústico (mínimo, intermediário e superior), além de níveis máximos de pressão sonora aceitáveis, gerados por equipamentos motores e instalações hidrossanitárias. Os usuários terão acesso a essas informações e poderão reclamar quando constatarem problemas acústicos em seus apartamentos. Apesar de a maioria dos índices de desempenho acústico mínimos serem baixos, se comparados às normas europeias, surge um patamar que, ao longo do tempo, deverá ser cada vez mais exigente.

Algumas melhorias imediatas que a NBR 15.575 trará, em relação ao conforto acústico, incluem as paredes geminadas entre dormitórios e outros ambientes, que passam a ter um desempenho mínimo de 45 dB de isolamento. As paredes de alvenaria, que vinham sendo construídas com até 9 cm de espessura, deverão ter no mínimo 15 cm. Em paredes com espessura menor, o sistema drywall pode ser uma solução viável para alcançar as exigências da norma. Ainda segundo o presidente da ProAcústica lajes de concreto com espessura menor que 10 cm, não atendem mais às exigências mínimas.

A NBR 15.575 conta com seis capítulos: Requisitos Gerais; Requisitos para sistemas estruturais; Requisitos para sistemas de pisos internos; Requisitos para sistemas de vedações verticais internas e externas; Requisitos para sistemas de coberturas e Requisitos para sistemas hidrossanitários. Projetos considerados de durabilidade “mínima”, por exemplo, devem ter estruturas que durem, no mínimo, 50 anos; intermediária, 63 e superior, 75 anos. Pisos internos deverão ter resistência, respectivamente, de 13, 17 e 25 anos.

A Feicon Batimat 2013 e seu Núcleo de Conteúdo são promovidos e organizados pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Informações e inscrições – Núcleo de Conteúdo da Feicon Batimat 2013 – telefone (11) 3060-4949(11) 3060-4949. A programação completa está disponível no site do evento (www.feicon.com.br).

Sobre a ProAcústica – www.proacustica.org.br

A ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é um entidade civil sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais para o desenvolvimento da Acústica Aplicada no Brasil. Criada em junho de 2011 para estimular iniciativas de combate à poluição sonora nas grandes cidades brasileiras, assim como a melhor qualidade acústica das edificações, congrega profissionais do setor de conforto sonoro ambiental, fabricantes de produtos acústicos, escritórios de arquitetura, projetos e consultoria em acústica, empresas de instalação e distribuição, laboratórios e construtoras. A entidade colabora com a criação, revisão e desenvolvimento de normas técnicas ambientais, de materiais e aplicações acústicas. Tem como foco divulgar a importância das soluções acústicas para a saúde e qualidade de vida.