Primeira edição do curso da ProAcústica e Universidade Secovi sobre NBR 15575 tem 94,3% de aprovação

A primeira edição do “Curso Desempenho Acústico de Edifícios Residenciais: Aplicação da Norma ABNT NBR 15575”, realizado em São Paulo, em outubro, resultou em grande sucesso, O índice de aprovação dos alunos em relação ao conteúdo ficou entre ótimo e bom; e a adequação às expectativas chegou a 91,5%, entre ótimo e bom.

A primeira edição do “Curso Desempenho Acústico de Edifícios Residenciais: Aplicação da Norma ABNT NBR 15.575”, realizado em São Paulo, em outubro, resultou em grande sucesso, O índice de aprovação dos alunos em relação ao conteúdo foi de 94,3% entre ótimo e bom; e a adequação às expectativas chegou a 91,5%, entre ótimo e bom. No quesito duração do curso, no entanto, 48,5% dos participantes consideraram que o tempo foi escasso, o que demonstra o grande interesse em discutir e aprender mais. Em realização conjunta com a Universidade Secovi, a organização contabilizou mais de 50 inscritos, 47 participantes e uma lista de espera. Por isso, no início de 2014 a ProAcústica divulgará sua agenda com pelo menos três diferentes cursos de média (especialização) e curta duração (atualização) para os interessados. A primeira versão foi composta do Módulo básico e Módulo avançado, com carga horária de quatro horas por dia, para cada um dos módulos.

Os professores Juan Frias, consultor técnico da ProAcústica, e Marcos Holtz, arquiteto especializado em acústica, destacaram o grande interesse dos alunos, que demonstraram preferência por um curso mais extenso. O volume de perguntas e dúvidas mostrou que o mercado está carente de informações a respeito dos requisitos de acústica da Norma de Desempenho. O curso foi criado com a finalidade de orientar os profissionais do setor de construção na aplicação dos quesitos da NBR 15.575, e explica como obter o melhor desempenho acústico em edificações habitacionais. O objetivo é fornecer noções básicas sobre soluções construtivas para atendimento à norma e sobre o processo de medição “in loco” do desempenho acústico do edifício.