LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ProAcústica anuncia posse de nova diretoria e conselho administrativo

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Dar continuidade ao trabalho de ampliação e fortalecimento do setor de acústica no país é o principal desafio da gestão eleita pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) para o biênio 2018-2019. O empresário Edison Claro de Moraes foi reeleito pelas empresas associadas como presidente executivo da entidade e tomou posse no dia 31 de janeiro.

No processo eletivo, das 70 empresas associadas em setembro 2017, 57 tinham direito a voto e 31 efetivaram o pleito, compondo 54% do quadro associativo, tendo 2 votos em branco e os demais na chapa única. No discurso durante o evento de confraternização em dezembro passado, o presidente executivo reeleito ressaltou a importância e o desafio de captar novos associados, reter os atuais e ter uma participação mais efetiva dos representantes das empresas nos projetos e ações da entidade. “Precisamos de mais gente por perto, dando corpo e expressão ao “movimento” do grupo de empresas que estão à frente do mercado acústico. Assim vamos ganhar conhecimento e musculatura para crescer em todos os campos de atuação”, afirmou Moraes.

Os nomes eleitos para a diretoria executiva biênio 2018-2019 são: presidente, Edison Claro de Moraes; vice-presidente administrativo financeiro, Alberto Safra; vice-presidente de atividades técnicas, Marcos Holtz; vice-presidente de comunicação e marketing, Luciano Marcolino; vice-presidente de relações com o mercado, Carlos Gabriel Caruy; e vice-presidente de recursos associativos, José Carlos Giner.

Para o conselho administrativo foram eleitos o presidente Omair Roberto Zorzi; vice-presidente, Fernando Medeiros Alcoragi; conselheiro 1 (efetivo), Juan Frias Pierrard; conselheira 2 (efetiva), Cândida de Almeida Maciel;  conselheira 3 (efetiva), Débora Miranda Barretto; conselheiro 4 (suplente), Davi Akkerman; conselheiro 5 (suplente) Rafael Schmitt; e conselheiro 6 (suplente), Marcelo de Godoy. Além disso, a entidade anunciou, no fim de 2017, a integração da nova componente da equipe operacional, Talita Pozzer na função de gerente técnica.

Fundada há oito anos, a ProAcústica comemora o desenvolvimento da área técnica, onde reside a maior força e competência da associação, que atua no mercado através dos Comitês Acústica Ambiental (coordenador Juan Frias Pierrard) e Acústica nas Edificações (coordenador Davi Akkerman) onde grupos de trabalho (GTs), com coordenadores e representantes das empresas associadas discutem sobre legislação, normas técnicas, produzem conteúdos diversos como manuais, artigos, cases etc.

O GT Mapa de Ruídos (coordenador Juan Frias), constituído no Comitê Acústica Ambiental, já vem atuando há um ano com foco principal na regulamentação e implantação do Mapa de Ruído da cidade de São Paulo (Lei 16.499, de 21/07/2016) - que estabelece o desenvolvimento e a implantação, por parte da Prefeitura Municipal, desta importante ferramenta de diagnóstico para melhorar a gestão dos impactos da poluição sonora. Com esse objetivo, a ProAcústica e a SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento) iniciaram uma série de reuniões entre grupos de trabalho formados por técnicos também das SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente), SPTRANS (São Paulo Transporte), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) entre outros, para avançar na definição de um modelo de colaboração que congregue especialistas em acústica, o grupo gestor responsável pela regulamentação da lei, institutos de pesquisas, entre outros.

Em paralelo o GT Mapa de Ruídos vem trabalhando intensamente na definição de metodologia padrão para o lançamento do Mapa Piloto da Cidade de São Paulo previsto para a 23ª Edição do INAD Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído (International Noise Awareness Day) em 25 de abril de 2018.

Já no Comitê Acústica nas Edificações, a meta para este ano é lançar um manual técnico dentro dos GT Escolas (coordenador José Carlos Giner) e GT Salas Especiais (coordenador José Augusto Nepomuceno). Também foram criados os GT QualiLab (coordenadora Carolina Monteiro), cuja meta é desenvolver um "Selo de Qualidade" para certificação dos laboratórios de ensaio de campo. Para esse ano serão criados o GT Esquadrias, GT Forros e Revestimentos, e o GT Norma de Desempenho, para atender as demandas decorrentes da revisão da ABNT NBR 15575 que completa cinco anos de publicação em fevereiro. A ProAcústica está entre as entidades setoriais convidadas a colaborar com contribuições de melhorias para a revisão da norma e relativas aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de vedações verticais internas e externas e sistemas de pisos.
 
Ações e parcerias

A ProAcústica estará presente na Feicon Batimat 2018 - 24º Salão Internacional da Construção e Arquitetura com a Ilha ProAcústica. Num espaço de 330 m2, 18 expositores vão apresentar a diversidade, força e representatividade do setor acústico.

A associação vem estabelecendo parcerias e apoios a entidades na promoção e divulgação de eventos de interesse da cadeia produtiva, como o XXVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica que ocorrerá, em Porto Alegre, em 2018.

Outras ações importantes são as de apoio aos processos de revisão de normas técnicas ABNT e ISO; a parceria com a Diretoria de Insumos e Tecnologias do Secovi-SP para a revisão dos Manuais de Escopo e produção dos Memorias Descritivos por Desempenho; com o GBC Acústica (Green Building Council Brasil), para  apoio na elaboração dos referenciais técnicos das certificações Casa® e Condomínio® e LEED v4; e com a AsBEA, para a padronização da classificação e sistematização de materiais de construção.

Diretoria Executiva

Presidente Executivo | Edison Claro de Moraes
Vice-Presidente Administrativo Financeiro | Alberto Safra
Vice-Presidente de Atividades Técnicas | Marcos Cesar de Barros Holtz
Vice-Presidente de Comunicação e Marketing | Luciano Nakad Marcolino
Vice-Presidente de Relações com o Mercado | Carlos Gabriel Caruy
Vice-Presidente de Recursos Associativos | José Carlos Giner

Conselho Administrativo

Presidente | Omair Roberto Zorzi
Vice-Presidente | Fernando Medeiros Alcoragi
Conselheiro 1 (efetivo) | Juan Frias Pierrard
Conselheiro 2 (efetivo) | Cândida de Almeida Maciel
Conselheiro 3 (efetivo) | Débora Miranda Barretto
Conselheiro 4 (suplente) | Davi Akkerman
Conselheiro 5 (suplente) | Rafael Schmitt
Conselheiro 6 (suplente) | Marcelo de Godoy

A ProAcústica - Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne empresas e profissionais da área, para divulgar a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente. Criada em março de 2011 para estimular iniciativas de combate à poluição sonora nas grandes cidades brasileiras e nas edificações, a ProAcústica pretende colaborar com a criação, revisão e desenvolvimento de normas técnicas, de normas para materiais e aplicações acústicas com padrões mínimos de qualidade.

Mais Informações: www.proacustica.org.br
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=V6nppvMYmso&feature=youtu.be

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

A OMS e as comunidades de projetistas acústicos alertam para os distúrbios diretos e indiretos causados pelo desconforto sonoro. Além das fontes tradicionais, novos aparelhos e equipamentos geradores de ruído como as turbinas eólicas, os drones e o lixo sônico ocupam o espaço terrestre e aéreo.

Arena de conteúdo será novidade na

Arena de conteúdo será novidade na "Ilha ProAcústica" da Feicon Batimat 2019

A qualidade acústica dos ambientes construídos tem se tornado uma prioridade do mercado da construção na concepção de moradias, ambientes de estudo, trabalho, transporte ou lazer. A indústria desse segmento foi uma das que mais evoluiu nos últimos anos e apresentará o que há de mais avançado na Ilha ProAcústica. Confira!

Notícias

Princípios básicos de Acústica: Por que os arquitetos não deveriam deixar tudo para os consultores

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas densas. Restaurantes, lojas, hotéis ou escritórios desconfortavelmente barulhentos são suficientes para manter os clientes afastados. Ao planejar uma reunião ou mesmo sair à noite com amigos, estamos conscientes de selecionar um local onde possamos nos concentrar e ouvir um ao outro. Quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir.


Audição de mais de 1 bilhão de jovens está ameaçada, alerta OMS

Entidades apresentam novos padrões para que empresas possam controlar volume de som em celulares e aparelhos


Agenda